Área do pré-sal na Bacia de Santos, passa a se chamar Lula e tem comercialidade declarada

Tupi passa a se chamar Lula, eternizando o nome do presidente…





Nicomex Notícias

A dois dias do fim do prazo para a declaração de comercialidade das áreas de Tupi e Iracema, a Petrobras cumpriu o protocolo e enviou a documentação solicitada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no último dia 29 de dezembro. Juntamente com as especificações produtivas das áreas em questão, a estatal recomendou ainda duas denominações para as acumulações: Campo de Lula (Tupi) e Campo de Cernambi (Iracema).

Dessa maneira, a Petrobras declarou à agência reguladora, na condição de operadora do Bloco BMS-11, na Bacia de Santos, a comercialidade das acumulações de petróleo de boa qualidade e gás nessas áreas. Ao mesmo tempo, a estatal eterniza o nome do presidente Lula, às vesperas do governante deixar o poder e passar o cargo à candidata eleita Dilma Rousseff, em um campo que elevou o status do pré-sal da Bacia de Santos, além de alavancar a Petrobras em termos de volume de reservas estimadas.

Na declaração enviada à ANP, a Petrobras registra o volume recuperável de Tupi em 6,5 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), com 28° API. Já para Iracema, a estimativa é de 1,8 bilhões de barris, extraídos a 30° API, totalizando 8,3 bilhões boe nos dois campos. Em comunicado ao mercado, a estatal já passa a tratar Tupi por Campo de Lula, afirmando que ele “será o primeiro campo supergigante de petróleo do País (volume recuperável acima de 5 bilhões de boe)”. Iracema também já é chamado pelo novo nome, Campo de Cernambi, e listado entre os cinco maiores campos gigantes do Brasil.

O Bloco BMS-11 é operado pela Petrobras, que detém 65% da concessão, tendo como outros concessionários as empresas BG Group com 25% e Galp Energia com 10%. Junto com a Declaração de Comercialidade, a estatal brasileira remeteu à ANP o Relatório Final do Plano de Avaliação e o Plano de Desenvolvimento (PD) dos dois campos. A Declaração de Comercialidade ocorre após a execução do Programa de Avaliação Exploratória na área, a partir do primeiro poço, perfurado em outubro de 2006.

Produção

Desde então, os 11 poços concluídos nas duas áreas, Tupi e Iracema, e o Teste de Longa Duração (TLD) na primeira, iniciado em abril de 2009, geraram as principais informações para embasar o volume recuperável total que foi divulgado a dois dias do prazo final da ANP. De 2009 para cá, quando começou o TLD no agora Campo de Lula (ainda com a plataforma Cidade São Vicente) já foram produzidos mais de 7 milhões de barris de petróleo e gás na área.