Aposentados do NF discutem futuro das lutas em defesa da Petros e da AMS

Foto: Sindipetro NF

O Sindipetro-NF realiza a partir desta quinta, 30, o I Seminário Petroleiro para Sempre, organizado pelo Departamento de Aposentados. O evento segue até o domingo, 2, para planejar as lutas dos aposentados e pensionistas para os próximos anos.

“Nosso desejo é que discutamos as linhas gerais que vão gerir o Departamento. Para isso nós abrimos inscrições, temos cerca de 80 pessoas inscritas, convidados palestrantes para passar as informações técnicas e de conjuntura política às pessoas para que na tomada de posições, dos aposentados e pensionistas, eles fiquem inteirados não só do que está ocorrendo como do que pode ocorrer no futuro”, explica o coordenador do departamento, Antônio Alves da Silva (Tonhão).

As palestras serão sobre conjuntura política e sobre Petros, Previdência e AMS, além de dinâmicas com os participantes. Vão fazer exposições sindicalistas e assessores técnicos como Carlos Takashi (Dieese), Antônio Bráulio (Anapar), Norton Cardoso (Conselho da Petros), Rafael Crespo (Sindipetro-NF), Karla Trindade (Psicóloga), Luiz Felippe (Anapar/FUP), Marcello Gonçalves (Sindipetro-NF), além do próprio Antônio Alves.

Isolamento

O local do evento, um hotel na região do Alto Caparaó, em Minas Gerais, foi pensado para garantir isolamento aos participantes, assim como o momento adequado, como explica Tonhão: “O momento é propício para isso. Nosso pessoal esperou por um momento propício como esse, uma conjuntura um pouquinho mais favorável. Passamos, nos últimos seis anos, um período de extrema e absurda pressão contra nós, por parte tanto do governo federal quanto dos órgãos governamentais, e da própria Petrobrás. Estamos pagando um PED [Plano de Equacionamento de Déficit] absurdo, que está trazendo muitas dificuldades para todos os aposentados e pensionistas. Estamos com problemas no nosso plano de saúde de auto-gestão. Então, todos esses assuntos serão discutidos de forma calma, tranquila, e para isso precisávamos de um local isolado, para que as pessoas tenham a tranquilidade de buscar o que for melhor para a categoria. Para isso será realizado em um hotel no Alto Caparaó, em Minas Gerais”.

Programação – 30/03 a 02/04/2023

Saída: dia 30/03/2023
Macaé: 9h
Campos: 10h30
Chegada a Alto Caparaó: Aproximadamente 16h

Quinta-feira – 30/03/2023
18h – Mesa de Abertura
Antônio Alves da Silva
19h – Jantar

Sexta-feira – 31/03/2023
7h – Café da manhã
9h – 1ª mesa – Conjuntura Atual – Carlos Takashi
10h30 – 2ª mesa – Antônio Bráulio – ANAPAR na defesa dos interesses dos participantes
12h – Almoço
14h – 3ª Mesa – Norton Cardoso – Deliberações na Petros
16h – Intervalo – Coffe Break
16h30 – 4ª Mesa – Rafael Crespo – Futuro da AMS
18h – Encerramento
19h – Jantar

Sábado – 01/04/2023
7h – Café
8h30 – Psicóloga Karla Trindade – Atividades Cognitivas
9h30 – 1ª Mesa – Luiz Felippe – Petros: sugestões para melhorias de gestão e soluções de problemas.
10h30 – 2ª mesa – Marcello Gonçalves – Previdência e AMS
12h – Almoço
14h – 3ª mesa – Mesas Temáticas – Deliberações do Departamento
18h – Encerramento
19h – Jantar

Dia 02/04/2023 – Domingo
Manhã livre
12h – Almoço
14h – Saída do Ônibus

[Da imprensa do Sindipetro NF]