Após reunião com Sindipetro NF, SRTE/RJ embarga equipamentos da P-33 e autua a Petrobrás

Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho/RJ autuaram a Petrobrás e embargaram equipamentos da P-33…





Sindipetro NF

Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho/RJ autuaram a Petrobrás e embargaram equipamentos da P-33.  Foram seis autuações envolvendo o anel de incêndio fora da cor padrão, um indicador de pressão inoperante, pisos escorregadios, diversas tubulações com reparos provisórios e vasos de pressão sem válvulas de segurança. No caso das vávulas de segurança, o fato de ser risco grave e eminente levou a interdição dos filtros das unidades de compressão de gás da plataforma. A autuação ocorreu durante uma reunião que aconteceu nesta quinta, 5, na sede da SRTE/RJ, onde estavam presentes diretores do sindicato e representantes da Petrobrás.

Os problemas foram identificados pelos fiscais da Superintendência durante uma inspeção a bordo da plataforma realizada na terça,3, que contou com a presença de diretores do Sindicato. As péssimas condições da P-33, assim como da P-31 foram denunciadas na matéria de capa do Jornal  Nascente , do Sindipetro NF, dessa semana e também geraram ofícios do sindicato à SRTE/RJ solicitando a interdição das plataformas.

Apesar de todas as evidências comprovadas no local, o Gerente Geral da UO-BC, José Airton de Lacerda Martins, declarou através de documento enviado à Superintendência que a P-33 "encontra-se em condições operacionais de segurança para saúde e integridade física de seus trabalhadores". Posição que o Sindicato e a SRTE/RJ discordam.

A SRTE-RJ recomendou ainda que a Petrobras tomasse a iniciativa de embargar a operação de toda a plataforma em face de seu péssimo estado. O Sindipetro NF manteve durante a reunião sua posição pelo embargo total da P-33 e informou que formalizará denúncias à Marinha do Brasil devido ao estado da válvulas de fundo da unidade, ao Conselho de Certificação – Concer pelas situações nos PI´s e PSV´s de vasos de pressão e à ANP pela insegurança de um modo geral na unidade.