Após quatro casos de meningite, Repar promove vacinação em massa

Mais de 20 mil funcionários da Refinaria Getúlio Vargas, em Araucária, estão sendo vacinados contra a meningite desde o início desta semana…





Sindipetro PR/SC

Mais de 20 mil funcionários da Refinaria Getúlio Vargas, em Araucária, estão sendo vacinados contra a meningite desde o início desta semana. Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro) quatro pessoas foram contaminadas com a meningite C, ou meningocócica tipo bacteriano, uma doença grave que pode ser fatal.

De acordo com Silvanei Bernardes, presidente do Sindipetro, os casos apareceram há cerca de um mês. Os funcionários diagnosticados com a doença são terceirizados e trabalham no setor de manutenção de uma área antiga da Repar. Os dois primeiros contaminados estavam alojados na mesma pensão, próxima à refinaria.

"Como se trata de uma doença grave, a saúde pública foi notificada para mapear o foco da doença. Os funcionários também receberam tratamento à base de medicamentos", afirma Bernardes. Porém, pouco mais de uma semana depois surgiram mais dois casos, mas desta vez de funcionários que não moram na pensão, mas trabalham no mesmo setor.

Depois que os outros dois funcionários foram confirmados com a doença, foi tomada a decisão de fazer uma vacinação em massa, já que a meningocócica é transmitida diretamente de uma pessoa para outra. Neste primeiro momento estão sendo vacinados cerca de 6 mil trabalhadores da manutenção.

"A prioridade era vacinar esse grupo, já que são funcionários terceirizados que vão sair da empresa depois que os trabalhos terminarem e poderiam transmitir a doença para outras pessoas", diz o presidente do Sindipetro.

A expectativa é que, até o final da semana, todos os 24 mil trabalhadores da refinaria sejam imunizados. A Repar ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto.