Após pressão do sindicato, Petrobrás revê nota sobre cliclo de hora extra

Sindipetro NF

Em reunião na terça, 18, com a gerência de RH, após um longo período de cobranças feitas pelo sindicato pelo fim do ciclo para pagamento de horas extras, a Petrobrás aceitou incluir na nota aos gerentes esclarecimentos sobre o pagamento de horas extraordinárias incluindo as situações destacadas pela entidade sobre trabalho e treinamento em terra.

Em relação aos casos retroativos, tratados de forma diferente, o sindicato continua a orientar aos trabalhadores a enviarem detalhes da situção para ciclo@sindipetronf.org.br.

Confira a nota da empresa para a força de trabalho

Veja a integra da nota que esclarece definitivamente a questão:
“Prezados Gerentes,
Informamos que está disponível para consulta a versão atualizada do Procedimento de Frequência no Âmbito da UO-BC.
Além de manter a concordância com os Acordos Coletivos firmados pela Companhia, Normas de RH e Procedimento do E&P, esta revisão incorporou recentes orientações do E&P-CORP/RH e apresenta exemplos detalhados das principais ocorrências de frequência.
Entre as ocorrências esclarecidas em detalhes, destacamos os embarques, trabalho e/ou treinamento em área administrativa realizados pelos empregados de regime especial, com escala definida, no período em que eles estejam de folga. Nesta situação, os dias trabalhados são considerados como serviço extraordinário, ainda que o empregado não tenha realizado anteriormente o embarque previsto em sua escala normal por motivo alheio à sua vontade (ausência legal, falta de vaga ou frente de trabalho a bordo, parada de produção/manutenção e  trabalho e/ou treinamento em área administrativa). O serviço extraordinário poderá ser convertido em pagamento de horas extras, respeitadas as demais disposições do Procedimento de Frequência.
Destacamos, ainda, que foram mantidas as disposições sobre o dia do embarque, com a garantia do apontamento de 1,5 dias de folga para os empregados de regime especial que comparecerem ao aeroporto para realizar o embarque e houver cancelamento de voo.
Solicitamos que o teor desta nota seja amplamente divulgado entre os empregados da gerência.
A gerência UO-BC/RH/ARH promoverá, nos próximos dias, reuniões com os gerentes e administrativos para esclarecimentos sobre os principais itens da versão revisada do Procedimento de Frequência.”