Após filiação à FUP, Sindiquímica-PR conquista acordo histórico

FUP

O Sindiquímica Paraná, que completou em fevereiro um ano de filiação à FUP, conquistou um acordo histórico para os trabalhadores da antiga Fosfértil, subsidiária da Petrobrás que foi privatizada em 1994 e que retornou ao Sistema no ano passado, após duas décadas de luta da categoria. Rebatizada para Araucária Nitrogenados após a privatização, a unidade voltou a ser 100% Petrobrás, reintegrando o setor de fertilizantes nitrogenados da estatal, como Fafen-PR.

Ao longo dos últimos seis meses, a FUP e o Sindiquímica estiveram à frente do processo de negociação do primeiro Acordo Coletivo de Trabalho após a reintegração ao Sistema Petrobrás. Em assembleia no último dia 25, com participação de mais de 400 trabalhadores da ativa e aposentados,  a categoria aprovou a proposta arrancada na luta e com atuação decisiva da FUP nas negociações. “A unidade nacional garantiu a igualdade de direitos para esses trabalhadores, inclusive na data base, que antes era novembro e agora é setembro como nas demais bases da FUP”, ressaltou o diretor da Federação, Mário Dalzot.

Para os trabalhadores da nova Fafen-PR, além dos avanços trazidos pelo acordo, a principal vitória é a consolidação do retorno ao sistema Petrobrás. “A maior conquista é a volta para a Petrobrás, onde a luta e a negociação deixarão de ser apenas regionais e passarão a ser a nível nacional, em conjunto com a FUP, o que representa uma garantia a mais para os trabalhadores”, destacou Marco Godinho, um dos 402 petroquímicos que votaram a favor do acordo na assembleia, que teve apenas quatro votos contrários.