A equipe de auditoria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Campinas esteve, na tarde desta segunda-feira (03), na Refinaria de Paulínia (Replan) para realizar a vistoria das instalações. A inspeção foi acompanhada por diretores do Sindipetro Unificado-SP.
Pela manhã, o diretor do Sindicato Gustavo Marsaioli foi convidado pelos técnicos do órgão a prestar uma série de informações sobre a explosão e o incêndio ocorridos na madrugada do dia 20 de agosto e a situação da refinaria, em relação aos serviços de manutenção e operação e às normas regulamentadoras.
Durante cerca de uma hora e meia, Marsaioli falou sobre a redução do efetivo mínimo operacional e os motivos pelos quais o Sindicato considera insuficiente o atual número de trabalhadores dos turnos da refinaria. Ele também esclareceu a respeito do pedido de criação de um grupo de trabalho para discutir e deliberar sobre temas relacionados à manutenção e exemplificou algumas situações específicas, que demonstram o problema estrutural existente hoje na Replan.
[Via Sindipetro Unificado de São Paulo]