Após encontro histórico com blogueiros, Lula concede entrevista as rádios comunitárias

Repórteres de dez rádios comunitárias do país participam de uma entrevista com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira…





Rede Brasil Atual

Repórteres de dez rádios comunitárias do país participam de uma entrevista com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (2). A conversa será transmitida também pelo Blog do Planalto, a exemplo do que ocorreu com iniciativa a sessão em que Lula atendeu a blogueiros, no mês passado. A transmissão começa às 9h.

A expectativa é de que temas relacionados à radiodifusão dominem a pauta. Os participantes são associados à Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço). Há repórteres de dez emissoras, com representantes da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul Santa Catarina e São Paulo. O sinal da entrevista será aberto a todas as emissoras do país. A entrevista era uma demanda antiga do movimento.

Para José Soter, diretor-executivo da Abraço, o encontro é importante porque muda a forma de tratamento dado a rádios comunitárias, especialmente pela Polícia Federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). "A entrevista serve para tirar o estigma que a Anatel e mídia colocaram, que a rádio comunitária é ilegal, ilegítima e ligada a criminosos. Com entrevista, o presidente mostra que são legítimas e prestam um grande serviço à comunidade e à democratização da comunicação", defende.

Após a sessão, a agenda de Lula inclui uma audiência com os próprios repórteres, para tratar da pauta de negociação das rádios comunitárias. Sóter informa que pontos aprovados na Conferência Nacional de Comunicações (Confecom) em 2009 e documentos relacionados ao congresso da Abraço, realizado ainda em dezembro deste ano, devem ser discutidas.

Acompanhe ao vivo pelo Blog do Planalto