Após duas greves na Bacia de Campos, Petrobrás finalmente pagará reflexos dos repouso remunerado

FUP

Os petroleiros da Bacia de Campos finalmente estão recebendo o que lhes é devido em relação ao repouso remunerado. Para que a Petrobrás cumprisse a decisão judiciária, foi preciso que os trabalhadores realizassem duas greves de 24 horas, nos dias 25 de julho e 9 de agosto. Os petroleiros da Bacia de Campos chegaram, inclusive, a aprovar greve por 48 horas para pressionar a empresa a cumprir a decisão judicial.

A ação do repouso remunerado impetrada pelo Sindipetro-NF transitou em julgado no TST em 2011, mas a  Petrobrás se utilizou de vários subterfúgios para tentar reverter o pagamento. O reflexo das horas no repouso remunerado (RR) deve ser pago na proporção de cada regime de trabalho: 150% para embarcados; 66,67% para turno de 8 horas e 40% para administrativo. A empresa ainda chegou a deturpar a decisão judicial, calculando de forma errada o pagamento para alguns trabalhadores, mas, após intervenção do Sindipetro-NF, se comprometeu a corrigir os valores.

Em várias outras bases da FUP, existem ações contra a Petrobrás, exigindo o pagamento correto do repouso remunerado. É o caso do Paraná/Santa Catarina, Minas Gerais, Duque de Caxias, entre outros sindicatos que têm ações em execução, mas enfrentam a resistência da empresa para cumprir as decisões judiciais.