Após avanços, trabalhadores da Perbrás suspendem greve na Bahia e aprovam proposta de ACT

Em assembleia virtual na noite da segunda-feira (1), os trabalhadores da Perbrás contrato Manutec, após votação, decidiram aprovar a última proposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A assembleia contou com a presença de mais de 150 trabalhadores, sendo que 85% deles decidiram pela assinatura do ACT, após rejeitar quatro propostas anteriores.

Foram 30 dias de negociação, muita mobilização e duas greves marcadas e suspensas posteriormente para dar continuidade às tratativas com a empresa.

Diante da perda salarial provocada pela inflação, os trabalhadores se recusaram a aceitar as primeiras propostas apresentadas pela Perbrás.

“Foi um processo de resistência em busca da melhor proposta possível dentro do atual cenário no país, de ataques aos direitos dos trabalhadores, perdas econômicas e desemprego e mesmo sem a deflagração da greve foi possível estabelecer um acordo que atendesse à grande maioria dos trabalhadores”, avalia o Diretor de Comunicação do Sindipetro, Radiovaldo Costa.

Os trabalhadores conquistaram 7% de reajuste salarial e 7,5% de reajuste no ticket alimentação, que passou a ter o valor de R$ 430,00. Todos retroativos a 1º de setembro. Além de alguns ajustes em questões relacionadas às horas extras.

O Sindipetro, mais uma vez, demonstra o seu compromisso com o setor privado de petróleo, o compromisso de buscar sempre o melhor acordo, garantindo direitos e conquistas.

[Da imprensa do Sindipetro Bahia]