Após avanços, trabalhadores da Great Oil da Bahia, Alagoas e Maranhão aprovam Acordo Coletivo

Em assembleia virtual realizada na noite do sábado (5), os trabalhadores da Great Oil da Bahia, Alagoas e Maranhão, aprovaram a última proposta apresentada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Os trabalhadores das bases da Bahia e de Alagoas haviam iniciado uma greve na última quarta-feira (2) por avanços nas negociações, pois as duas propostas apresentadas pela empresa estavam abaixo das expectativas. O movimento surtiu grande efeito fazendo com que a Great Oil voltasse à mesa de negociação e avançasse nas reivindicações, levando os trabalhadores a suspender o movimento e resolver, em assembleia, pela assinatura do ACT.

A persistência e também a união dos trabalhadores em torno do Sindipetro renderam bons frutos. Veja as principais conquistas:

• Reajuste salarial de 7%, retroativo a setembro
• 20% de aumento no ticket alimentação (retroativo a setembro), que passar para o valor de R$ 600,00
• 20% de reajuste na diária de viagem, que passou a ser de R$ 240,00
• Trabalhadores com férias vencidas vão sair de férias em um prazo máximo de 90 dias

Foi uma vitória dos trabalhadores e do Sindipetro que iniciou o processo de negociação em janeiro. Foi preciso dar início à greve nas bases da empresa na Bahia e em Alagoas, para que as reivindicações dos trabalhadores fossem atendidas. Para acompanhar a mobilização paredista nos dois estados, o Sindipetro enviou vários de seus diretores a Alagoas, garantindo, assim, o sucesso do movimento.

O Sindipetro teve todo o cuidado para tentar fechar um ACT que atendesse as expectativas dos trabalhadores e vai continuar lutando para garantir os direitos deste importante segmento da categoria que faz parte do setor privado de petróleo, além dos terceirizados que atuam nas unidades da Petrobrás na Bahia. Com este, já chega a 17 o número de acordos coletivos, deste setor, fechados pelo Sindipetro, de outubro de 2021 a fevereiro de 2022, todos aprovados em assembleias virtuais ou presenciais e após intensas mobilizações e até greves.

“Nosso objetivo é garantir avanços em um momento tão adverso como o atual de tentativas de retiradas de direitos por parte das empresas e do governo Bolsonaro e de perda do poder aquisitivo dos salários em função da inflação descontrolada que já chegou aos dois dígitos”, afirma o Diretor de Comunicação do Sindipetro, Radiovaldo Costa, que, juntamente com outros diretores, vem participando das negociações, organizando e acompanhando as mobilizações dos trabalhadores do setor.

Instrumento de luta e fortalecimento da categoria

O Sindipetro Bahia é um dos maiores e mais combativos sindicatos do Norte e Nordeste e tem um setor específico dedicado aos trabalhadores do setor privado do petróleo.

O sindicato tem sede em Salvador, localizada no bairro de Nazaré. Tem também diversas subsedes em cidades como Alagoinhas, Candeias, São Sebastião do Passé, Catu, Feira de Santana, Candeias, São Francisco do Conde e Pojuca.

O Sindipetro Bahia representa todos os trabalhadores e trabalhadoras da indústria do petróleo na Bahia, sejam eles de operadoras de petróleo privadas, prestadoras de serviço da Petrobras ou das empresas do setor privado e oferece diversos serviços aos seus associados a exemplo de assessoria jurídica individual ou coletiva nas áreas trabalhista, previdenciária, cível e criminal. Além de descontos, através de convênios, em escolas, faculdades, óticas e clínicas médicas.

Se você ainda não for filiado ao Sindipetro, filie-se. O sindicato é, antes de tudo, um instrumento de luta para defender os seus direitos, mas precisa estar fortalecido, pois só assim terá ferramentas para garantir direitos e buscar avanços para a categoria.

Como se filar

Para se filiar, basta entrar no site da entidade sindical (www.sindipetroba.org.br) e clicar no botão filie-se que fica na parte superior do site, do lado direito. Lá você vai encontrar as fichas de filiação para quem é setor privado, da ativa ou aposentado. Baixe a ficha, preencha, assine, digitalize o documento usando um scanner e envie para o e-mail [email protected]. Você também pode preencher a ficha e entregar a um diretor do Sindipetro. Após a filiação, será descontado na folha de pagamento do associado o valor referente a 1% sobre a remuneração (salário base+adicionais+horas extras) em favor do Sindipetro Bahia.

Filie-se. Fortaleça a sua categoria, se fortaleça e fortaleça o seu sindicato. Dê ideias, critique, cobre. Venha construir com a gente.

Clique aqui para baixar a ficha de filiação

[Da imprensa do Sindipetro Bahia]