Em assembleia que aconteceu na última quarta-feira (2), os trabalhadores da Conterp, da Bahia, decidiram aprovar a última contraproposta apresentada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021 e encerrar a greve que teve início no começo da manhã deste mesmo dia.
Em campanha reivindicatória, os trabalhadores da Conterp vinham realizando uma série de mobilizações que evoluíram para a greve, pois, apesar de alguns avanços na pauta de reivindicações, eles queriam ampliar as conquistas.
“A postura firme dos trabalhadores e trabalhadoras da Conterp e a certeza de que poderiam avançar permanecendo unidos em volta do sindicato que os representa foram fatores determinantes que levaram à vitória, culminado no fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)”, afirma o Diretor de Comunicação do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, que esteve à frente das negociações com a Conterp.
Conquistas
• 2% de reajuste salarial retroativo a setembro de 2020 (limitado a 50% do valor encontrado)
• Ticket alimentação de R$ 400,00 (retroativo a setembro de 2020)
• Ticket refeição de R$ 17,00 (aplicado a partir de 1º de junho de 2021)
• Manutenção das horas extras a 100% aos sábados
• Manutenção da jornada de 40 horas semanais para o pessoal do administrativo
• Retorno do plano de saúde Hapvida a partir do mês de junho (para titular e dependentes)
• Reajuste de 8% da parcela das 30 horas recebidas pelos trabalhadores de turno da sonda, a partir de junho
• Mudança da metodologia do pagamento do banco de horas
O caso dos trabalhadores da Conterp foi um exemplo de que vale a pena lutar e fortalecer o seu sindicato. O Sindipetro Bahia tem tradição na luta em defesa dos direitos e interesses dos petroleiros, sejam eles da Petrobrás ou do setor privado. Mas para que seja possível avançar mais é preciso que tenhamos mais trabalhadores sindicalizados. Portanto, se você não é sindicalizado, sindicalize- se. Converse com os colegas a repeito da importância da sindicalização. Lembre-se que juntos somos mais fortes!
Filie-se
Para se filiar, basta entrar no site da entidade sindical (www.sindipetroba.org.br) e clicar no botão filie-se que fica na parte superior do site, do lado direito. Lá você vai encontrar as fichas de filiação para quem é setor privado, da ativa ou aposentado. Baixe a ficha, preencha, assine, digitalize o documento usando um scanner e envie para o e-mail secretaria@sindipetroba.org.br. Você também pode preencher a ficha e entregar a um diretor do Sindipetro. Após a filiação, será descontado na folha de pagamento do associado o valor referente a 1% sobre a remuneração (salário base+adicionais+horas extras) em favor do Sindipetro Bahia.
Clique aqui para baixar a ficha de filiação
[Da Imprensa Sindipetro Bahia]