Vermelho
Após 159 mortes ocasionadas por mais uma agressão militar israelense contra a população da Faixa de Gaza, na Palestina, o Egito anunciou nesta quarta-feira (21) um acordo que encerra por enquanto os ataques na região, após oito dias de bombardeios e ataques. Resta saber até quando o regime israelense vai obedecer ao acordo assinado.
O texto foi distribuído pela presidência do Egito. Leia abaixo a íntegra:
Acordo de entendimento para um cessar-fogo na Faixa de Gaza
1: (sem título para esse item)
A – Israel deve interromper todas as hostilidades na terra, no mar e no ar da Faixa de Gaza, incluindo incursões e ataques contra indivíduos.
B – Todas as facções palestinas devem interromper todas as hostilidades a partir da Faixa de Gaza contra Israel, incluindo ataques com foguetes e ataques ao longo da fronteira.
C – Abertura dos postos de fronteira, facilitação dos movimentos de pessoas e transferência de produtos, evitar restrições à livre movimentação de moradores e ataques contra residentes em áreas de fronteiras, e os procedimentos de implementação devem ser tratados após 24 horas do início do cessar-fogo.
D – Outras questões conforme solicitadas devem ser tratadas.
2: Mecanismos de implementação
A – Estabelecer a 0h para que o entendimento do cessar-fogo entre em vigor.
B – O Egito deve receber garantias de todas as partes de que cada parte se compromete com o que foi aceito acima.
C – Cada parte deve se comprometer a não realizar nenhum ato que viole esse entendimento. Em caso de quaisquer observações, o Egito como patrocinador deste entendimento deve ser informado para acompanhar.