Apesar do veto de Dilma, CUT defende aumento de aposentadorias em 2012

Trabalhadores intensificarão luta para que Congresso Nacional aprove projeto de lei que prevê mudança na legislação que rege aposentadorias …





Rede Brasil Atual

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) defende que, apesar do veto da presidenta Dilma Rousseff, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), à previsão de aumento real para aposentados em 2012, o reajuste acima da inflação seja garantido por meio de negociação com o governo. Em nota assinada, o secretário-geral da entidade, Quintino Severo, defende que se estabeleça um padrão semelhante ao aplicado atualmente ao salário mínimo. Isso asseguraria uma política de valorização permanente das aposentadorias.

O sindicalista considera que é necessário promover aumentos reais para recuperar o "desgastado poder de compra" de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todos os anos, a maior parte desse contingente (63,8%, segundo o Ministério da Previdência Social) obtém o mesmo percentual aplicado ao salário mínimo, mas para os que ganham mais do que o piso nacional, as correções são feitas por alíquota diferente.

"Reivindicamos que o veto da presidenta Dilma a artigo da LDO que previa aumento real para as aposentadorias em 2012 não seja impeditivo a um processo de negociação que encontre uma forma de valorizá-las", afirmou Quintino.

A nota cita proposta parada no Congresso Nacional que prevê mudança na legislação que rege aposentadorias. O texto estabelece que o reajuste seria definido pela soma da inflação apurada nos 12 meses anteriores mais uma parcela do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). O modelo é semelhante ao aplicado ao mínimo – inflação mais elevação do PIB de dois anos anteriores –, mas resultaria em percentual inferior.

A fórmula caminharia, na visão da CUT, em direção a políticas permanentes de valorização do idoso. Para isso, seria necessário ainda investir em acesso a medicamentos, transporte, saúde e lazer para essa faixa da população.