O Sindipetro-NF está participando essa semana de duas auditorias da ANP – Agência Nacional de Petróleo, uma em P-37 e outra em P-54.
Quando ocorreu o acidente com o FPSO São Matheus no Espírito Santo, a ANP orientou a Petrobras que pegasse esse aprendizado e desse abrangência a ele, aplicando todas as medidas corretivas nas unidades semelhantes. Essa semana os auditores estão verificando em P-37 se a empresa corrigiu seus erros adequando essa plataforma. Quem embarcou hoje para acompanhar a auditoria foi o diretor Guilherme Fonseca.
Já a auditoria em P-54 é de rotina, relativa ao Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) e quem participa é o diretor Tadeu Porto. Para o NF é muito importante a participação de um diretor sindical principalmente em um momento de corte de investimentos e sucateamento da Petrobrás.
Reunião do grupo que prepara NR das plataformas
Os diretores do Sindipetro-NF, Sérgio Borges e o diretor da FUP, Vitor Carvalho, participam nesta quarta-feira, 08, no Rio de mais uma reunião do Grupo de Trabalho Tripartite – GTT – que está construindo a Norma Regulamentadora de Plataformas. Essa nova NR é um instrumento importante para que o direito ao trabalho seguro nas plataformas tenha bases normativas para ser perseguido pelos trabalhadores, ela substituirá o anexo 2 da NR 30 e permitirá abordar temas mais específicos da atividade.
Fazem parte do GTT representantes dos trabalhadores, empresas e governo, sob coordenação do Ministério do Trabalho e Emprego. Foi proposto um calendário de reuniões para continuidade dos trabalhos.
Fonte: Sindipetro-NF