Um ano após sua fundação, a Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobrás (Anapetro) publica esta semana edital, convocando os associados para a Assembleia Geral Ordinária que será realizada no dia 03 de agosto para eleição da nova diretoria executiva da entidade, bem como dos integrantes dos conselhos deliberativo e fiscal, com mandato de quatro anos.
Criada em 15 de junho do ano passado, a Anapetro tem sido um importante instumento de organização e luta da categoria petroleira contra a política agressiva de privatização dos ativos ddo Sistema Petrobrás. A atual diretoria, que foi eleita provisoriamente no processo de fundação da Associação, denunciou diversas irregularidades cometidas pela gestão bolsonarista da empresa, através de ações ingressadas na Justiça e de reclamações e representações em órgãos fiscalizadores, como o TCU, Cade e a CVM.
O atual presidente da Anapetro, Mário Alberto Dal Zot, ressalta a importância da entidade, que já conta com mais de 100 sócios. “A Anapetro tem cumprido a função para a qual foi criada, que é questionar e responsabilizar os gestores por atos lesivos ao patrimônio da Petrobrás e que contrariam os interesses nacionais e, consequentemente, dos acionistas da empresa, como é o caso das privatizações em andamento.
[Imprensa da FUP]