Anapetro divulga manifesto de apoio a Lula

“Elegê-lo presidente da República é a única possibilidade de resgatar o papel estratégico e sustentável da Petrobrás na economia nacional”, afirma documento

A Anapetro, a associação que representa petroleiros acionistas minoritários da Petrobrás, divulgou nesta quinta-feira, 29, carta de apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. O manifesto se soma a declarações de adesão feitas nos últimos dias por empresários, economistas, ex-ministros, magistrados, entre outros.

Assinado pelo presidente da Anapetro, Mário Dal Zot, o manifesto “Reconstrução, Integração e Transição” “conclama todos os brasileiros e acionistas a pensarem este novo tempo, lembrando que atravessamos momento decisivo para a história da Petrobrás e do Brasil. Por isso, entendemos que a única possibilidade de resgatar o papel estratégico e sustentável da empresa na economia nacional é eleger Lula”.

O documento destaca que “enquanto as principais petroleiras internacionais – estatais e privadas – buscaram diversificar sua produção e caminham para se tornarem empresas de energia, a Petrobrás andou na contramão: vendeu refinarias, fechou subsidiárias, abandonou a transição energética e se preocupou exclusivamente com seus resultados de curto prazo”.

Para a Anapetro, “esta política equivocada mostra hoje seus custos econômicos e sociais. O Brasil aumentou sua dependência da importação de petroquímicos e os preços dos combustíveis no mercado interno dispararam. Sob a alegação da flutuação dos preços internacionais, a Petrobrás, embora com custo de exploração e produção em reais, realiza seus lucros em dólares. Enquanto investidores lucram com a distribuição de dividendos, os combustíveis são responsáveis por aumento sensível da inflação”.

A Anapetro defende que a União, controladora da Petrobrás, revise o planejamento estratégico da empresa, aumentando sua capacidade de refino, sua presença nos setores de armazenagem e transporte e que seja capaz de garantir preço justo para a companhia e, principalmente, aos brasileiros.