Anapar lança plano de previdência para trabalhadores e aposentados da Brasken

No último dia 08 de junho, a Secretaria da Previdência Complementar, através da Portaria 2.936, aprovou …

Anapar

No último dia 08 de junho, a Secretaria da Previdência Complementar, através da Portaria 2.936, aprovou uma série de alterações no regulamento do Plano Anaparprev, instituído pela Anapar. As alterações foram feitas com objetivo de permitir a adesão ao plano de participantes ativos e aposentados inscritos em planos que passaram por processo de retirada de patrocínio. Desta maneira, mesmo aposentados e pensionistas que estejam em gozo de benefícios podem transferir suas reservas para o Anaparprev e continuar recebendo seus benefícios vitalícios.

As novas regras, aprovadas na assembléia anual da Anapar realizada no final de março em Salvador, foram introduzidas após entendimentos com a Associação de Aposentados da Braskem (ABACO) e o Sindicato dos Químicos e Petroquímicos da Bahia. Estes trabalhadores lutaram durante alguns anos contra a retirada de patrocínio ao plano Petros Braskem, patrocinado pela Braskem, empresa controlada pelo Grupo Odebrecht. Após anos de resistência, não conseguiram demover a empresa de seu objetivo e a solução encontrada pelos trabalhadores foi transferir as reservas dos participantes para outro plano de previdência, de maneira a evitar que os aposentados recebessem o saldo de sua reserva à vista, colocando em risco a estabilidade e segurança do recebimento de seu benefício por toda a sua vida.

A partir de agora, os participantes ativos, aposentados e pensionistas da Braskem poderão aderir ao Anaparprev e transferir suas reservas, sem deixar a Petros, pois ambos os planos são administrados por esta mesma Fundação. Para aderir ao novo plano, basta se associar à Anapar, o que pode ser feito através de nosso site www.anapar.com.br.