Ampliar a unidade e fortalecer a luta. Vote Chapa 1 no Sindipetro-NF e Chapa 2 em SE/AL

A vontade soberana dos trabalhadores tem apontado nas urnas que a unidade deve ser reconstruída e a FUP fortalecida…





Imprensa da FUP

Reconstruir a unidade nacional. Esse tem sido o tom das eleições sindicais que desde o ano passado estão mobilizando a categoria. Até o momento, foram realizadas eleições em oito sindicatos de petroleiros. A vontade soberana dos trabalhadores tem apontado nas urnas que a unidade deve ser reconstruída e a FUP fortalecida. As chapas apoiadas pela Federação venceram as eleições em sete dos nove sindicatos: RS, PR/SC, ES, MG, CE, PE/PB e AM. No Rio de Janeiro, a chapa apoiada pela FUP também venceu por ampla maioria entre os petroleiros da ativa e só não ganhou a eleição porque a atual direção, mais uma vez, recorreu aos votos dos aposentados para se sustentar no poder. 

A fragmentação que o PSTU e seus aliados impuseram à categoria é um projeto político que teve início com a saída destes sindicalistas da CUT e a criação de organizações para partidarizar a luta dos trabalhadores e dos estudantes, tendo como único propósito a oposição sistemática ao governo do PT. Atacar a FUP e tantas outras entidades históricas que defendem a democracia sindical era o passo seguinte. Os petroleiros conhecem muito bem as práticas autoritárias e reacionárias destes sindicalistas, bem como o oportunismo com que conduzem as pseudo lutas das bases que representam.

No Maranhão, os trabalhadores deram um basta a esta situação e criaram um sindicato autônomo para defender de fato os interesses da categoria. No Rio Grande do Sul, a fragmentação era tamanha que a direção do sindicato rachou, fragilizando, ainda mais, as lutas dos trabalhadores. A categoria respondeu nas urnas, votando pela volta à FUP e pela reconstrução da unidade nacional. Esse é o tom das eleições sindicais deste ano. Vamos derrotar o sectarismo e fortalecer a nossa organização para as próximas lutas, que não são poucas, nem fáceis.

Vote Chapa 1, no Sindipetro-NF e voto Chapa 2 no Sindipetro-SE/AL!