ALERTA: Aposentados são alvo de golpistas que se passam por advogados do Sindipetro SP

No final da conversa, em todos os casos, os golpistas solicitam transferências das vítimas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Criminosos citam ações da categoria, demonstram conhecimentos sobre procedimentos jurídicos e, com isso, tentam roubar trabalhadores aposentados e da ativa

[Da imprensa do Sindipetro SP]

Desde o início deste ano, contas falsas de WhatsApp têm tentado se passar pelos advogados do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP), João Antonio Faccioli e Débora Borges. Além de utilizarem fotos dos profissionais, os golpistas já revelaram possuir informações sobre ações específicas da categoria e demonstraram conhecimentos básicos sobre procedimentos jurídicos.

Com isso, tentam ludibriar principalmente trabalhadores aposentados, mas também há relatos de petroleiros da ativa que foram expostos a essa tentativa de crime. Em todos os casos denunciados à secretaria do sindicato, os golpistas solicitam no final da conversa uma transferência em dinheiro – como parte dos serviços advocatícios, para isentar o associado do pagamento do imposto de renda ao ganhar uma ação, entre outras justificativas.

Leia também: Golpistas insistem em se passar por advogados do Sindipetro-SP: como se proteger?

Os advogados do sindicato já fizeram boletins de ocorrência e denunciaram uma das contas repassadas pelos golpistas ao Banco Itaú. Caso algum associado caia no golpe, a orientação é entrar em contato com a secretaria do Sindipetro-SP, realizar boletim de ocorrência na polícia e denunciar a conta no respectivo banco.

Recentemente, a reportagem já publicou uma matéria com as principais dicas sobre como evitar golpes como esses. Mas, para municiar ainda mais os associados sobre como detectar uma fraude, reproduzirá a seguir uma conversa verídica entre um petroleiro aposentado de Campinas (SP), que preferiu não ser identificado, e um dos golpistas. Confira:

Golpista: Oi já estou mandando as msgs [sic]. Boa tarde

Aposentado: Boa tarde. É o João?

Golpista: Como vai! Aqui é Dr. João Antonio Faccioli Advogado! Tenho boas notícias!

Aposentado: Que bom. Posso saber?

Golpista: Me desculpe a ausência, estava em reunião.

Aposentado: Sem problemas.

Golpista: Está sendo liberado hoje pela secretária da TRT15 2° vara do Trabalho de Paulínia, o alvará para pagamento daquela ação de 2003.

Aposentado: Isso é muito bom, chegará na hora certa.

Golpista: Havia lhe repassado o valor no escritório?

Aposentado: Ainda não.

Golpista: Foi finalizado hoje o valor final atual com todos os juros e correções anuais de 2003 a 2022, o total de 186.433.98. Está na classificação de liberação até quinta-feira 05 de Maio.

Aposentado: Que boa notícia João. Fiquei tremendamente feliz.

Golpista: Vamos ter que comemorar.

Golpista: Estou no tribunal tratando das liberações, e no momento está tudo ok a tua documentação o alvará já está pronto para ser enviado para o banco.

Aposentado: Tem que ir no sindicato?

Golpista: Temos apenas um pequeno empecilho que precisamos resolver antes que eu faça os encaminhamentos para CEF. É sobre o desconto do IR.

Aposentado: Como podemos resolver?

Golpista: Eles querem descontar 27,5% do teu valor. São descontos com juros anuais. Mas temos uma solução para reverter essa situação. Posso solicitar uma DAIJ?

Aposentado: Isso não seria isento? Se for bom pode sim.

Golpista: (DECLARAÇÃO ANUAL DE ISENÇÃO JUDICIAL) é uma certidão de isenção que o tribunal emite para esse tipo de caso, que sendo efetuada eles não podem descontar do valor.

Aposentado: Melhor ainda.

Golpista: A certidão é garantida porque será emitida diretamente pelo tribunal e assinada pelo juiz, se trata de uma ordem de interferência judicial.

Aposentado: Beleza então.

Golpista: A certidão é solicitada na secretaria e feita por mim aqui no tribunal e eu mesmo levo para o juiz assinar, mais [sic] essa certidão tem taxas que é cobrada pelo tribunal, são taxas judiciais que são arcadas por fora em nome do titular que vai ser isento. Por isso entrei em contato antes da solicitação.

Aposentado: Essas taxas são muito altas?

Golpista: Foi comunicado pela secretária o valor das taxas de $2.663,97, preciso saber se está nas suas condições de arcar, para que eu já faça a solicitação pela secretária do estado. Estou lhe repassando a forma mais garantida de desconto solicitando a DAIJ, com a certidão não haverá descontos e será liberado o valor total da ação. Eu mesmo fico responsável pelo encaminhamento para a Receita Federal já para deixar o valor declarado, e não irá precisar declarar em 2023 porque já vai está [sic] isenta.

Aposentado: Ok, vou verificar o meu saldo no banco e já te retorno, ou pode pagar e descontamos no final com juros.

Golpista: A taxas são pagas por fora, porque não podem ser descontadas do valor da liberação já que ainda vai ser gerada a fonte no banco, e são taxas judiciais para tua isenção, tem que ser em nome do credor titular. Ok, fico no aguardo para dar prosseguimento ainda hoje.

Aposentado: Oi João estou no banco e meu saldo não é suficiente, poderia pagar pra mim e depois acertamos?

Golpista: Faça essa medida de esforço para conseguir apenas a metade, que eu arco com a outra parte para finalizarmos o caso.

Aposentado: Meu saldo é de R$ 430,00. Daria?

Golpista: Como estou aqui no tribunal tratando das liberações e está muito congestionado por essa nova classificação, terei que fazer a solicitação online, se possível pode fazer o pagamento diretamente para meu contador que já recebo aqui e já faço a execução do valor diretamente para câmara de compensação da secretaria, para que a gente tenha retorno do banco ainda hoje, irei precisar somente do comprovante para repassar na secretaria que foi pago pelo credor ok.

Sendo finalizada a certidão eu já faço os encaminhamentos para CEF, e ele tem até 24 horas para entrar em contato conosco para recolher informações sobre a liberação, pode ser liberado até antes de quinta-feira ok

Golpista:

CONTADOR: ERIVANDO BERGSON CAVALCANTE DA SILVA

CPF: 05663731300

AGÊNCIA: 0001

CONTA: 6131526-5

BANCO INTER – 077