[Da comunicação do Sindipetro PE/PB]
Petroleiros se reuniram no último sábado (7) em um dia de muito trabalho coletivo, no Park Hotel, bairro de Boa Viagem, em Recife, para a realização da edição 21 do Congresso Regional do Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba. O evento pautou temas nacionais como a realização do Plebiscito Popular que questiona a taxação das grandes fortunas e a escala 6×1, além de assuntos internos à Petrobrás, preparando a categoria para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho. Um congresso que organiza as lutas locais e orienta a participação do sindicato na 12ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros.
Na mesa de abertura, a Central Única dos Trabalhadores, representada pelo Secretário Geral da Central em Pernambuco, Hélcio Alfredo, somou elementos políticos sobre a atualidade do trabalho na indústria de petróleo em Pernambuco. Junto a ele, Elisa Maria e Paulo Mansan, da Frente Brasil Popular e MST, respectivamente, aprofundaram sobre a conjuntura política e a importância de iniciativas de resistência, como o envolvimento do movimento sindical na organização e realização do Plebiscito Popular.
Mansan, em sintonia com a temática de chamada do congresso petroleiro, “Petroleiros pela Transição Energética Justa”, presenteou o evento e o sindicato com uma muda de Pau-Brasil, marcando a simbologia da Semana do Meio Ambiente e trazendo para a categoria o protagonismo da luta por uma transição energética justa no Brasil.
Debatendo a Petrobras
Em sequência, o conteúdo do 21º Congresso Regional do Sindipetro PE/PB tratou de se debruçar sobre os dados oficiais da Petrobrás. Primeiro, abordando uma experiência profissional sobre as mudanças vindas com o novo momento de expansão e investimentos, a partir do olhar de Myria Chalegre, da Refinaria Abreu e Lima. Depois, com a apuração técnica de Jaqueline Natal, do Dieese, sobre os números da força de trabalho, receitas da empresa e as implicações da distribuição de dividendos bilionários para os acionistas privados.
Encaminhamentos
O congresso deliberou sobre orientações e moções, a exemplo da manifestação em solidariedade à Ministra Marina Silva, diante da violência de gênero sofrida por ela no Congresso Nacional; além da moção de repúdio contra a privatização do metrô do Recife.
A categoria também elegeu as representações sindicais para a participação na 12ª Plenafup, que ocorre em agosto no Recife, e na 16ª Plenária Estadual da CUT Pernambuco.