Número de mesários voluntários nas eleições de outubro cresceu 93% em relação a 2018

Divulgação/TSE

Diversas petroleiras e petroleiros exercem o papel de mesário nas eleições, atendendo à convocação da Justiça Eleitoral e também se candidatando, voluntariamente. Esse é um direito garantido por Lei e, acima de tudo, um compromisso dos cidadãos com a democracia.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de um milhão e setecentos mil brasileiros foram nomeados para atuar como mesários nas eleições de 2022. Destes, 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral e 48% se candidataram voluntariamente. Ou seja, são mais de 830 mil mesárias e mesários voluntários, um número que, segundo o TSE, é 93% superior ao de 2018, quando cerca de 430 mil mesários compareceram às seções eleitorais.

São Paulo, o maior colégio eleitoral do Brasil, tem 400 mil mesários nomeados, sendo que 63% deles se colocaram à disposição da Justiça Eleitoral, voluntariamente.

» Leia também: Centrais sindicais lançam folheto sobre como denunciar assédio eleitoral no local de trabalho

Por contribuírem com o processo eleitoral, os mesários têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado nas eleições e para cada dia de treinamento presencial. Eles recebem certificado, auxílio alimentação de 45 reais por dia de votação e podem ter preferência no desempate em concursos públicos, se isso for previsto em edital. Também podem utilizar as horas trabalhadas como atividade complementar nos cursos universitários.

» Leia também: FUP denuncia Petrobrás ao TSE por tentar impedir que trabalhadores participem das eleições de outubro

Como se inscrever

A inscrição pode ser feita a qualquer tempo pelo aplicativo móvel e-Título, na página Canal do Mesário, do Portal do TSE, ou nos sites dos tribunais regionais.

Basta informar o número do título ou do CPF, o nome completo, a data de nascimento e os nomes dos pais. Apesar do prazo de convocação para as eleições deste ano já ter acabado, o cadastro é atemporal e o mesário e a mesária inscritos podem ser solicitados em caso de necessidade.

Treinamento

Os mésários selecionados passam por treinamento em uma plataforma de ensino a distância (EaD) ou por meio do aplicativo Mesário. Eles são preparados sobre fluxo de votação, procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas. Também recebem um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação. Saiba mais no Canal do Mesário.

Para mais informações sobre o cadastro voluntário, acesse o site da Justiça Eleitoral.

[Da imprensa da FUP, com informações do TSE]