Agricultores familiares ocupam Ministério da Fazenda

Cerca de 1.500 agricultores familiares que estavam acampados em Brasilia ocuparam e permanecem no Ministério da Fazenda desde as seis horas da manhã desta terça-feira (19). A manifestação faz parte da Jornada de Lutas que a Fetraf (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar) promove na capital federal.

Ahttp://www.cut.org.br/noticias/agricultores-familiares-ocupam-ministerio-da-fazenda-7323/Neste momento, os trabalhadores tomam todos os andares do prédio do ministério e pressionam o ministro Joaquim Levy (Fazenda) gove a abrir um processo concreto de negociação para frear os cortes para a reforma agrária e para a agricultura familiar.

Segundo o coordenador-geral da Fefraf, Marcos Rochinski, a ocupação continuará até que o governo resolva dialogar com a categoria. Na semana passada, a presidenta Dilma cancelou uma audiência marcada com os trabalhadores.

“Estamos conversando com a Secretaria Geral e com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), mas não ainda não temos nada de concreto. Temos tratado com esses ministérios, com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), o INCRA, mas não adianta nada se não centrarmos nossas ações no Planejamento e na Fazenda. Porque são dessas pastas que partem os cortes orçamentários que devem ser anunciados até no final de semana na ordem dos 45% nos recursos para reforma agrária e agricultura familiar”, apontou. Rochinski.

Nessa segunda, os agricultores da Fetraf já haviam promovido mobilizações na entrada de Brasília para repudiar a política econômica que o governo tem conduzido. A jornada de lutas termina continua até esta quarta (20) e a expectativa é que a presidenta Dilma promova a audiência com a Fetraf.

Fonte: CUT