Agricultores Familiares da região Sul entregam pauta a representantes do Governo

Cerca de oito mil agricultores e agricultoras dos três estados do Sul, lotaram o Centro de Eventos de Concórdia para a entrega da pauta de reivindicações da VII Jornada de Lutas da Agricultura Familiar…





CUT

 Cerca de oito mil agricultores e agricultoras dos três estados do Sul, lotaram o Centro de Eventos de Concórdia no dia 29 de abril, sexta-feira, para a entrega da pauta de reivindicações da VII Jornada de Lutas da Agricultura Familiar aos representantes do Governo Federal.

A pauta de 2011 traz temas como renda e o endividamento, sucessão da propriedade e Novo Código Florestal Brasileiro. Representando o Governo estiveram presentes o presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia, a Ministra da Pesca Ideli Salvati, o Secretário Nacional da Agricultura Familiar Laudemir Muller e a Secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo.

O coordenador da Fetraf-Sul Celso Ludwig, explica que este é um dos encontros mais representativos da história da Agricultura Familiar porque a pauta foi construída a muitas mãos.

Antecedendo o Encontro e também integrando as atividades da VII Jornada de Lutas da Agricultura Familiar, o III Acampamento da Juventude da Agricultura Familiar reuniu nos dias 27 e 28 de abril cerca de mil e quinhentos jovens no Parque de Exposições Atílio Fontana. Com o tema “Geração de Renda e Sucessão na Agricultura Familiar” o evento teve a finalidadede elaborar, discutir e propor pontos e reivindicações da juventude agricultora.

As principais reivindicações da juventude são a geração de trabalho e renda e sucessão das unidades de produção. Outro ponto de pauta importante é o acesso à internet e à telefonia móvel no meio rural.

O encontro foi promovido pela Fetraf-Sul/CUT em parceria com a Cooperhaf  – Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares -, Cresol Central SC/RS  – Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária -, com apoio da Prefeitura Municipal de Concórdia e o patrocínio do Sebrae, Caixa Econômica Federal e Eletrosul.
 

Confira reportagem completa na TV CUT, nesta quarta-feira (4/05).