Para tranquilizar os aposentados e participantes do Aerus (Fundo de Pensão dos Trabalhadores da Varig, Transbrasil, entre outras), a porta-voz da FENTAC-CUT, Graziella Baggio, gravou um áudio (ouça aqui) para falar sobre o pagamento da complementação das aposentadorias, pensões e auxílios-doença dos trabalhadores, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 31 de dezembro de 2014, por meio da Lei 13.062 (antigo PLC31/2014).
A porta-voz conta que teve uma conversa nos dias 09 e 12 com atual ministro da previdência, Carlos Eduardo Gabas. Segundo ela, o ministro afirmou que o tesouro nacional já liberou uma quantia que não seria o valor total que está no projeto de Lei, mas sim, um valor referente aos atrasados de setembro até agora.
“O governo não tem a pressa que nós temos e as questões burocráticas são maiores do que imaginávamos. Por conta dos parlamentares estarem assumindo cargos este ano e mudanças na política econômica, há este atraso na liberação. É possível que esse retroativo caia essa semana”, explica.
Desde 2006, os beneficiários do Aerus não recebem de forma integral suas aposentadorias, pensões e auxílios-doença. Em média, ganham por mês 8% do valor originalmente previsto. A Lei sancionada pela presidenta Dilma já está em vigor e contemplará cerca de 10 mil aposentados e pensionistas do Aerus que terão os seus benefícios complementados.
Graziella reforçou que a proposta de que todos os aposentados e participantes sejam contemplados continua em pauta. “Essa conquista da tutela antecipada se refere unicamente aos aposentados e pensionistas do Aerus, mas, com certeza em breve, nós estaremos discutindo a questão maior na qual traremos a solução para os ativos e para o passivo trabalhista”, pontua.
A porta-voz também disse que é importante que os participantes se atentem aos comunicados oficiais feitos pela FENTAC e que agora é só uma questão de tempo. “As pessoas tem buscado informações, mas não são de fontes seguras. O importante é o que o dinheiro vai entrar e que todos aposentados e pensionistas voltarão a receber 100% dos seus benefícios. Mantenham a ansiedade controlada, pois nós já vencemos”, finaliza.
Fonte: Fentac