Aeroportuários vão manter greve pelo menos até esta sexta-feira

Rede Brasil Atual

Em greve desde 31 de julho, os aeroportuários devem manter a paralisação até pelo menos esta sexta-feira (9), quando realizam assembleia para avaliar o movimento e o resultado da audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Amanhã, às 10h, a audiência será retomada. Na terça-feira,(6), o vice-presidente do TST, Barros Levenhagen, propôs que a empresa pague neste ano e no próximo reajuste com base no IPCA mais 3% de aumento real. Assim, a Infraero daria aumento de 6,49% (referente ao IPCA acumulado em 12 meses) retroativo à data-base, em 1º de maio, e 3% de aumento real em janeiro do ano que vem.

A fórmula seria repetida no ano que vem: reajuste pelo IPCA na data-base e 3% em janeiro de 2015. Dessa forma, o acordo coletivo dos aeroportuários teria validade por dois anos. A proposta do TST inclui a permanência do plano de saúde em acordo coletivo e propõe a criação de uma comissão paritária, com representantes da empresa e do sindicato, para estudar o aprimoramento do convênio médico e plano odontológico.

Os trabalhadores mantêm a paralisação parcial nos aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo, Maceió, Manaus, Salvador, Recife, Belém, Brasília, Porto Alegre e Vitória. De acordo com o diretor do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) Samuel Santos, a paralisação segue respeitando as exigências do TST, que determina o funcionamento de 100% das atividades de controle de tráfego aéreo, de 70% das áreas de segurança e operação e de 40% para os setores administrativos (recursos humanos, almoxarifado, entre outros). “A proposta ainda não atende as reivindicações dos trabalhadores e nossa expectativa é que a Infraero apresente uma contraproposta amanhã. Devemos apresentar esses resultados na próxima assembleia e a categoria vai decidir os próximos passos”, afirmou.