Tragédia climática no RS já causou a morte de 154 pessoas e afetou 93% dos municípios do estado

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Ainda há 98 desaparecidos e mais de 540 mil pessoas estão desalojadas, segundo últimos dados da Defesa Civil

[Da redação do Brasil de Fato]

Já foram confirmadas 154 mortes em decorrência dos estragos causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul neste mês de maio. Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil do estado, publicado às 12h desta sexta-feira (17), 461 municípios gaúchos foram diretamente afetados pelos temporais, o que representa 93% das cidades do estado.

De quinta para sexta-feira (dias 16 e 17 de maio) foram confirmadas mais três mortes. O número pode ser ainda maior, já que ainda há ao menos 98 pessoas desaparecidas. A lista oficial de pessoas desaparecidas está disponível aqui. Caso familiares ou amigos localizem algumas dessas pessoas, a recomendação é buscar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para regularização dos dados.

Leia também: Enchentes no RS: saiba o que já foi feito com as contribuições da campanha ‘Petroleiros Pela Vida’

A Defesa Civil aponta ainda que 540.192 pessoas foram desalojadas, sendo que 78.165 delas estão em abrigos. O número total de pessoas diretamente afetadas chega a quase 2,3 milhões. O total de feridos se mantém estável desde a última semana: são 806.

No total, mais de 27 mil agentes públicos atuam nos trabalhos de salvamento, com milhares de veículos, centenas de embarcações e dezenas de aeronaves. Já foram mais de 82 mil pessoas e 12 mil animais resgatados.