O objetivo é tirar dúvidas sobre as principais reivindicações da pauta que foi deliberada pela categoria petroleira no XIX Confup
[Da imprensa da FUP]
Nesta terça, 22, a direção a FUP participa de reunião com as gerências de Recursos Humanos da Petrobrás e subsidiárias, dando sequência à negociação do Acodo Coletivo de Trabalho.
O objetivo é tirar dúvidas sobre as principais reivindicações apresentadas às empresas na pauta que foi deliberada pela categoria petroleira no XIX Confup.
Na semana passada, o RH da Petrobrás atendeu solicitação feita pela FUP e prorrogou a validade do atual ACT até o final das negociações, mantendo, também, a data-base dos trabalhadores em primeiro de setembro.
Na reunião de apresentação da pauta de reivindicações, realizada no dia 11 de agosto, as representações sindicais cobraram a antecipação da reposição da inflação acumulada nos últimos 12 meses (estimativa do IPCA de 4,5%), além das demais reivindicações econômicas: ganho real de 3% e reposição das perdas acumuladas entre 2016 e 2022, calculadas em 3,8%.
Leia também: Conheça a íntegra da pauta de reivindicações apresentada pela FUP às empresas do Sistema Petrobrás
Os dirigentes da FUP também enfatizaram que o acordo a ser negociado deve contemplar as trabalhadoras e os trabalhadores de todo o Sistema Petrobrás e que parte das reivindicações apresentadas já foi discutida nos Grupos de Trabalho paritários, onde a empresa avançou em alguns pontos e se comprometeu a buscar soluções para outros durante a negociação do ACT.
Veja o documento da Petrobrás de prorrogação do ACT
Carta RH-RS 135-2023 - prorrog do ACT 2022-2023