Acordo por dois anos pode encerrar greve na Eletrobras

Rede Brasil Atual

Após nova reunião no Tribunal Superior do Trabalho (TST), quarta-feira (7), os trabalhadores da Eletrobras podem fechar acordo coletivo e encerrar definitivamente a greve, que havia sido suspensa. Na audiência de conciliação, a empresa apresentou uma proposta válida por dois anos. “O CNE considera que esse acordo traz avanços importantes, principalmente pela lógica da manutenção do ganho real e dos direitos, portanto, o indicativo do coletivo é para aprovação da proposta”, diz nota do Coletivo Nacional dos Eletricitários, publicada no site da Federação Nacional dos Urbanitários.

A categoria deve realizar assembleias até as 18h desta quinta (8). A proposta de acordo prevê reposição salarial de 6,5% (IPCA acumulado em 12 meses, até maio) e aumento real de 2,5%, sendo 0,8% retroativo a maio deste ano; 0,7% em janeiro de 2014 e 1% em setembro de 2014. Também garante a manutenção de todas as cláusulas do acordo coletivo passado e o pagamento do adicional de periculosidade nos termos praticados em dezembro de 2012.

Os vales refeição e alimentação também serão reajustados pelo IPCA. Trinta dias após a aprovação do acordo, os trabalhadores também receberão o pagamento de quatro talões de tíquetes e mais quatro talões em maio de 2014. Os dias parados na greve deverão ser compensados, até um total de cinco. O restante será abonado pelas empresas.