Nesta segunda-feira, dia 21, será realizado ato político virtual, às 18h, como lançamento da campanha Petrobrás Fica em Minas. A iniciativa é do Comitê Mineiro em Defesa da Petrobrás, composto por várias entidades da sociedade civil e coordenado pelo Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG).
Ao longo da semana, estão previstas ações de intervenções urbana e outros atos simbólicos com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter a empresa no estado, mostrando que os mineiros perdem com a privatização da estatal.
A pauta ganhou ainda mais importância diante do julgamento de Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a venda das subsidiárias da Petrobrás, iniciado na sexta-feira, dia 18. A Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim (MG), está entre as oito unidades que constam no plano de vendas da empresa.
O diretor do Sindipetro/MG e integrante do Comitê Felipe Pinheiro explica que a campanha faz parte de uma articulação nacional, iniciada com a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás e está sendo lançada em todos os estados.
“Vamos iniciar essa campanha de redes sociais, articulação política e diálogo com a população mineira para engajar a sociedade contra a saída da Petrobrás em Minas”, afirma o diretor.
Lançamento da campanha Petrobrás Fica em Minas:
Participações:
- Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás (Congresso Nacional);
- Deputada Estadual Beatriz Cerqueira – Frente Parlamentar Mineira em Defesa da Petrobrás (ALMG);
- Engenheiro Guilherme Alves – Comitê Mineiro em Defesa do Sistema Petrobrás;
- Alexandre Finamori – Sindipetro/MG
- Tadeu Porto – Federação Única dos Petroleiros (FUP)
- Jairo Nogueira – Central Única dos Trabalhadores (CUT)
- Aldiério Florêncio – Central Sindical e Popular Conlutas
- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
- Sôniamara Maranho -Movimento de Atingidos por Barragens (MAB)
- Paulinha Silva – União Nacional dos Estudantes (UNE)
[Via Sindipetro MG]