Acompanhe ao vivo seminário em defesa dos investimentos da Petrobrás no Nordeste

alt

alt

FUP

A FUP e os sindicatos do Ceará/Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Amazonas e Espírito Santo realizam nestaa sexta-feira, 27, um seminário para discutir estratégias conjuntas de luta em defesa dos investimentos da Petrobrás nas Norte e Nordeste do país, bem como no Norte Capixaba, que estão sendo reduzidos pela empresa, impactando as economias locais e causando demissões em massa. O seminário será realizado em Fortaleza, a partir das 09 horas, e faz parte do calendário de lutas da FUP, que está sendo aprovado pelos trabalhadores nas assembléias.

O seminário está sendo transmitido ao vivo pela TV WEB do Sindipetro CE/PI: http://sindipetroce-pi.org.br/

O diretor da FUP e representante eleito dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobras (CA), José Maria Rangel, também está participando do debate e levará ao CA documento produzido no evento. Veja aqui o posicionamento de Zé Maria sobre essa questão.

A Petrobras tem anunciado e colocado em prática um projeto de redução de investimento nos campos de produção de Petróleo e Gás em toda a área do Nordeste e também no Norte do Capixaba. Isso acontece em função da priorização por parte da empresa dos investimentos no pré-sal. Os reflexos desses "desinvestimentos" são sentidos na pele pelos trabalhadores que têm sido vítimas de demissões em massa e reduções de direitos. Soma-se a isso, o impacto no desenvolvimento econômico de diversos municípios do país, onde a Petrobrás representa a maior fonte de recursos e de geração de empregos.

Em abril e em julho deste ano, a FUP participou de duas audiências de parlamentares do Rio Grande do Norte e da Bahia com a presidenta da empresa, Maria das Graças Foster, onde dirigentes sindicais petroleiros destes estados reiteraram suas preocupações com esta situação e cobraram a manutenção dos investimentos da Petrobrás na região nordeste.

Esse também foi um dos principais temas tratados pela categoria na IV PLENAFUP, realizada em junho deste ano, no Rio Grande do Norte, onde os trabalhadores aprovaram a "Carta de Caruaru", que expressa o sentimento dos petroleiros em relação a redução dos investimentos da Petrobrás. Acesse aqui a íntegra do documento.

Confira a programação do seminário:

Manhã do dia 27 – Análise de Conjuntura (como está a situação?)

09:00 – Abertura política

·         Representante da FUP

·         Representante do Sindipetro CE

·         Parlamentares presentes

09:30 – Relato dos diretores dos sindicatos de petroleiros

·         Cada representante terá 20 minutos para fazer sua apresentação. Será encaminhado um roteiro com perguntas para serem respondidas e facilitar a apresentação e organização das informações

11:30 – Apresentação do DIEESE, complementando com dados e informações o que foi apresentado pelos diretores

12:00 – Apresentação/relato dos parlamentares presentes

13:00 – ALMOÇO

Pela tarde – Encaminhamentos (o que fazer?)

14:30 – Apresentação do José Maria (Representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás)

15:00 – Discussão e propostas de encaminhamentos

18:00 – Encerramento

Local: Hotel Praiano – Av. Beira Mar, 2800, Meireles – Fortaleza