O diretor do sindicato, Radiovaldo Costa, relata sobre o caso da quebrada Empercom e afirma que é possível que o pagamento dos salários dos meses de março e abril ocorra até esta terça (3\5) a ser efetuado pela justiça do Rio Grande do Norte, com os valores bloqueados.
Com relação à rescisão, todos os trabalhadores foram encaminhados para o escritório do Dr Clèriston, para serem ajuizadas ações de rescisão indireta, de forma individual. As ações estão sendo entregues nas subsedes de Catu, Alagoinhas, São Sebastião e Salvador.
Ainda segundo Radiovaldo, com relação à substituição da Empercom nos contratos da Bahia, no Mar, o CPM assinou contrato com a empresa ELFE para um contrato de 6 meses, até ser feita uma nova licitação. A ELFE, iniciou a contratação dos trabalhadores que eram da Empercom e 99% foram absorvidos (98 trabalhadores), por uma cobrança do Sindicato para a Petrobras e ELFE.
Ficou assegurado também que a empresa vai garantir as mesmas condições praticadas pela Empercom e todos os custos dos cursos obrigatórios serão assumidos pela ELFE. O primeiro embarque nas plataformas já ocorreu.
Com relação ao contrato de terra, na última sexta, a Petrobrás fez contato informando que fechou um acordo com a Perbrás para assumir no lugar da Empercom, para um contrato de 8 meses na Bahia e Rio Grande do Norte. A direção do Sindipetro Bahia, em contato com a Perbrás, realizará uma reunião na semana que vem para tratar com a empresa desta transição e definição das condições a serem praticadas.
Filiação na Pinamak
Uma boa notícia é que também na última sexta, numa visita a Taquipe, para realização de assembleia com os trabalhadores da empresa Pinamak, que opera a estação de Fluidos, os trabalhadores aprovaram a nossa representação sindical e com isso, os cerca de 50 trabalhadores(as) da empresa, passam a ser representados pelo Sindipetro Bahia.
A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro, concordou com a decisão.
Fonte: Sindipetro BA