Acidentes nas refinarias foram discutidos no CA da Petrobrás em reunião pautada por Zé Maria

FUP

No dia 20 de dezembro de 2013, o Conselho de Administração da Petrobrás pela primeira vez colocou em pauta os acidentes recentes nas refinarias da empresa. A reunião inédita foi realizada no âmbito do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, em atendimento à solicitação do representante dos trabalhadores no CA, José Maria Rangel. “Logo que fui informado sobre os acidentes, encaminhei solicitação para realização de reunião extraordinária do Comitê, com o claro objetivo de que todos os Conselheiros tomem conhecimento das causas dessas graves ocorrências, que por pouco não se transformaram em tragédias”, explicou o conselheiro eleito.

As gerências da Petrobrás fizeram uma apresentação sobre as prováveis causas dos acidentes e, mais uma vez, deram a entender que os acidentes foram obra do acaso. Na reunião do Conselho no dia 09 de agosto, Zé Maria já havia externado a sua preocupação com o fato das refinarias estarem operando a plena carga e isso estar levando a um abandono das manutenções preventivas. Era necessário aprender com os erros cometidos no E&P e impedir que o mesmo ocorresse no ABAST. Aconteceu!

"Tenho bola de Cristal? Claro que não, bastou ouvir os trabalhadores das refinarias em minhas visitas às unidades que tive a certeza de já ter visto aquele filme e o final dele é trágico", ressaltou o conselheiro eleito.

Quem não se lembra das interdições das plataformas, quando a Petrobrás vinha a público dizer que as unidades operavam dentro das mais rígidas condições de segurança? Foram mais de 10 interdições e dá-lhe PROEF. O movimento sindical estava certo, mas não foi ouvido.

"E quando os helicópteros caíram matando mais de 20 trabalhadores no últimos 10 anos, o que a empresa falava? A PETROBRÁS LAMENTA A MORTE DOS TRABALHADORES E REAFIRMA QUE OPERA DENTRO DOS MAIS RÍGIDOS PADRÕES DE blá blá blá
Não podemos deixar que a história se repita no Refino, queremos respostas claras para tantas ocorrências em tão pouco tempo, queremos ser ouvidos, queremos mudanças na política de SMS da Petrobrás, queremos mudanças na gestão financeira da empresa e é para já, antes que tenhamos que chorar nossos mortos", reitera Zé Maria.

Vários sindicatos filiados a FUP, realizaram o Dia Nacional de Luta em Defesa da Vida e contra o Procop com atrasos nas bases. A mudança na política de SMS se faz urgente, bem como na gestão financeira da empresa. Nas bases operacionais de Duque de Caxias, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Amazonas e Rio Grande do Sul, os trabalhadores próprios e terceirizados participaram dos atos realizados pelos sindicatos e atrasaram em duas horas a entrada do expediente. No Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo e Paraná, as mobilizações que estavam prevista não ocorreram devido ao mal tempo e às fortes chuvas que castigam as regiões.

O grupo de trabalho constituído para analisar as ocorrências e as comissões de apuração dos acidentes, que tem representantes sindicais em suas composições fruto do acordo coletivo, tem o prazo até o dia 15 de janeiro para apresentar as causas de tantos acidentes. Com os relatórios nas mãos o Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde volta a se reunir para tomar conhecimento dos fatos.

CA fará três reuniões em áreas operacionais

Em resposta à sugestão de José Maria,  o Conselho de Administração realizará em 2014 três de suas reuniões ordinárias em áreas operacionais da Petrobrás, sendo uma na plataforma P-56 na Bacia de Campos (11 de Abril), uma na Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco (13 de Junho) e outra na UTE Governador Leonel Brizola em Duque de Caxias(12 de Setembro). Hoje as reuniões do Conselho de Administração ocorrem no EDISP (São Paulo), EDISE (Rio de Janeiro) e EDIBRA (Brasília).

"Durante nossas visitas às unidades, as dúvidas quanto ao número de Conselheiros , periodicidade das reuniões e o que se discute no Conselho, deixavam clara a necessidade de uma apresentação formal aos Conselheiros das áreas operacionais da empresa, onde todos tem a ganhar, Trabalhadores e Conselheiros", explica José Maria.