Acidente na Reduc fere três trabalhadores

Com informações do Sindipetro Duque de Caxias

A FUP e o Sindipetro Duque de Caxias tomaram conhecimento na tarde desta quinta-feira, 28, da ocorrência de um acidente em uma das casas de força da Reduc (U-1320). Segundo informações preliminares obtidas pelo sindicato, três trabalhadores sofreram queimaduras por choque elétrico. Dois deles são técnicos de manutenção próprios da Petrobrás e um é terceirizado. O Sindipetro Duque de Caxias está buscando mais informações, sobretudo em relação ao estado de saúde dos trabalhadores feridos. O que se sabe é que eles sofreram queimaduras nas mãos e pescoço e foram atendidos pelo Setor de Saúde Ocupacional e devem ser encaminhados ao Hospital da Força Aérea do Galeão, referência no estado do Rio de Janeiro em tratamento de queimados.

Esse é mais um acidente que traz à tona a situação insegura em que trabalham os petroleiros da Reduc, expostos constantemente a riscos. Só durante este mês de fevereiro, foram várias ocorrências.No último dia 21, uma bomba de solvente pegou fogo na unidade U-1720, mas graças à habilidade dos trabalhadores que compõem a Brigada e os Técnicos de Operação, o incêndio foi controlado. Um novo incêndio ocorreu no dia seguinte na subestação elétrica da unidade, sendo também controlado pelos trabalhadores.

No dia 6 de fevereiro, um vazamento de Resíduo de Vácuo na Unidade de Coque contaminou pisos, plataformas, tubulações e, consequentemente, os isolamentos térmicos com produto.

Outra unidade que oferece riscos constantes aos trabalhadores é a Unidade de Recuperação de Enxofre. O projeto inicial previa uma barreira verde para conter os resíduos do pátio, o que nunca aconteceu. No último dia 22, seis trabalhadores da empresa Excellence tiveram seus olhos contaminados com enxofre proveniente do pátio da URE, sendo dois de forma mais grave.