Acidente mata trabalhador terceirizado da Petrobrás em Sergipe

Trabalhador era funcionário da Gramo Engenharia.





Com informações do Sindipetro AL/SE

Na tarde desta quarta-feira, 14, um acidente matou mais um petroleiro em Sergipe. José Ricardo Rosa, conhecido como gasolina, 41 anos, era funcionário da Gramo Engenharia. Por volta das 16h, um marco de concreto de 4,20 metros de altura caiu sobre o operário. A operação estava sendo realizada no Poço SZ-158, no Caminho de Castanhal, no município de Siriri.

A operação estava sendo realizada manualmente, sem maquinário. “Não podemos aceitar que na Petrobrás operários continuem a morrer de forma trágica. Morrer porque não estavam utilizando o guindaste. As operações são realizadas de forma precária no intuito de reduzir custos e quem paga com a vida são os trabalhadores”, afirmou Toeta, diretor do Sindipetro AL/SE.
 
O IML e a perícia técnica compareceram ao local do acidente. O Sindipetro está acompanhando toda a situação e exige a apuração do acidente. “Não podemos deixar que a Petrobrás continue assassinando trabalhadores. Nesse acidente, seis crianças ficaram órfãs. Até quando isso continuará acontecendo”, frisou Toeta.  
 
Somente em agosto, oito trabalhadores morreram em acidentes de trabalho na Petrobrás. Uma das ocorrências foi na refinaria de Bahía Blanca, na Argentina. Todos os trabalhadores eram prestadores de serviço. Desde o início do ano, já chegam a 12 as vítimas de acidentes de trabalho na estatal. Todas as ocorrências envolvendo trabalhadores terceirizados. Um número alarmante que reflete a insegurança crônica no Sistema Petrobrás, fruto da ineficiência e autoritarismo de uma gestão de SMS que se preocupa muito mais com a produção e os lucros do que em zelar pela vida e saúde dos trabalhadores.