Acidente em plataforma de petróleo na Rússia deixa 37 trabalhadores desaparecidos

A plataforma Kolskaya, que prestava serviços a uma subsidiária da estatal gasífera Gazprom, afundou a 200 no sábado, 17.





VLADIVOSTOK, Rússia, 19 dez (Reuters) 

Equipes de resgate disseram nesta segunda-feira que só um milagre permitirá o resgate com vida de algum ocupante de uma plataforma petrolífera que afundou nas águas geladas do extremo oriente russo, embora a empresa proprietária da plataforma tenha relatado que uma jangada foi vista no mar.

O Ministério de Emergências, que geralmente coordena as operações de resgate, não confirmou a informação sobre a jangada, e disse que dificilmente alguém conseguiria passar mais de 24 horas à deriva na região nesta época de inverno.

A plataforma Kolskaya, que prestava serviços a uma subsidiária da estatal gasífera Gazprom, afundou a 200 quilômetros da ilha Sakhalina, emitindo um sinal de socorro às 202h4 de sábado (hora de Brasília).

Das 67 pessoas a bordo, 14 foram resgatadas por embarcações que acompanhavam a plataforma, mas ondas de 6 metros de altura e temperaturas de -7C prejudicaram os trabalhos de resgate. Socorristas disseram que 16 corpos foram encontrados.

Restam, portanto, 37 desaparecidos no mar de Okhotsk. "Até que todas as pessoas tenham sido encontradas, a operação de resgate não será concluída", disse por telefone Natalya Salkina, porta-voz dos investigadores federais de transportes na cidade de Khabarovsk, no extremo leste russo.

Questionada sobre a probabilidade de haver sobreviventes num mar tão gelado, ela disse: "A gente sempre espera um milagre."