Ação do Sindipetro Caixas obriga Petrobrás substituir tubulações da Reduc

O Sindipetro Caxias tem como valor fundamental a proteção da vida, saúde e segurança do trabalhador…





Sindipetro – Caxias

O Sindipetro Caxias tem como valor fundamental a proteção da vida, saúde e segurança do trabalhador. Com esse objetivo, o Sindicato ingressou em juízo com ação contra a Petrobrás e conseguiu um acordo na Justiça do Trabalho. A empresa está obrigada a substituir as tubulações do sistema de ácido sulfúrico da Estação de Tratamento de Água (U-1322) da Reduc no prazo de seis meses, sob pena de multa diária de 100 mil reais, podendo ocorrer até mesmo a interdição da unidade. Esta foi mais uma grande conquista dos petroleiros.

O acordo vitorioso foi alcançado em audiência realizada na manhã desta quinta-feira, na 1ª Vara do Trabalho de Duque de Caxias. No processo, o Sindipetro Caxias pede a interdição da U-1322, em razão das péssimas condições do sistema de ácido sulfúrico, que vem apresentando vazamentos frequentemente, e da situação de risco grave e iminente que os trabalhadores próprios e contratados estão submetidos.

Breve histórico –  No dia 19 de novembro de 2009, ocorreu um acidente na U-1322 em que um caldeireiro contratado ficou gravemente ferido ao se queimar devido a um vazamento de ácido sulfúrico. O trabalhador ficou internado por seis meses no Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG) e ficará com sequelas por toda sua vida. Na época, a Reduc constituiu um Grupo de Trabalho (GT) para analisar o acidente. Esse GT fez uma série de recomendações para que a empresa evitasse novos acidentes, mas até o mês de outubro nenhuma dessas recomendações havia sido cumprida. Não restou alternativa ao Sindipetro Caxias senão denunciar a situação de risco grave e iminente ao Ministério do Trabalho e Emprego e à Agência Nacional do Petróleo, bem como ingressar com ação judicial pedindo a interdição da unidade.

Leia a Ata de Audiência na Justiça do Trabalho na íntegra.