ABSURDO: Em vez de fortalecer a Petrobrás, ministro de Minas e Energia quer flexibilizar partilha

Enquanto a Petrobrás recebia o prêmio OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations and Institutions, o maior reconhecimento de uma operadora offshore por tecnologias desenvolvidas e desafios vencidos, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, pregava publicamente a redução da participação da estatal na exploração do pré-sal. Em entrevista coletiva aos jornalistas que cobriam o evento em Houston (EUA), o ministro do PMDB não mediu palavras e anunciou que o Congresso (onde seu partido comanda a Câmara e o Senado) está aberto a alterar o modelo de partilha. “O que se discute é a obrigatoriedade da operação. Defendo que a Petrobrás tenha direito à recusa”, declarou, alegando que a empresa não tem condições hoje de “alavancar os investimentos que a economia brasileira necessita”.

Na mesma linha foi a diretora geral da ANP, Magda Chambriard, que também participou da feira de petróleo em Houston e defendeu “uma flexibilização muito bem calibrada” da lei do pré-sal, com vistas aos leilões futuros. Declarações deste tipo reforçam e alimentam os ataques da oposição contra a Petrobrás. Só o PSDB já tem três projetos em andamento no Congresso para alterar o modelo de partilha e retirar da estatal o papel de operadora única. A defesa intransigente da soberania é um compromisso que deve ser honrado por um governo eleito pelos trabalhadores. A hora é de fortalecer a Petrobrás para que siga avançando na exploração do pré-sal, cuja riqueza deve ser servir ao povo brasileiro e não às multinacionais.

ANP anuncia novo leilão para outubro

A  ANP anunciou no último dia 06 a 13ª Rodada de Licitações, prevista para o dia 07 de outubro, onde serão ofertados 269 blocos de petróleo e gás, em dez estados do país, num total de 125.126 quilômetros quadrados. Segundo nota divulgada pela Agência, serão leiloados blocos terrestres na Bacia do Amazonas e na do Parnaíba, consideradas novas fronteiras, com importantes reservas de gás natural. Outros blocos nas Bacias de Potiguar e do Recôncavo também estão previstos para serem leiloados em um total de 185 áreas terrestres. No mar, a ANP oferecerá 84 blocos exploratórios no pós sal, distribuídos pelas Bacias de Sergipe-Alagoas, de Jacuípe, de Camamu-Almada, do Espírito Santo, Campos e Pelotas. O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, já anunciou que 13ª Rodada será voltada para as petrolíferas estrangeiras, como a norte-americana Exxon, a britânica BP, a anglo-holandesa Shell, a francesa Total e a anglo-australiana BHP.

Fonte: FUP