A verdadeira unidade é fortalecer a organização dos trabalhadores!

FUP responde à proposta de unificação da campanha reivindicatória feita pelos sindicatos dissidentes…

Imprensa da FUP

A direção colegiada da FUP respondeu no dia 13 de outrubro a proposta dos dirigentes dos seis sindicatos dissidentes (RJ, RS, Litoral Paulista, São José dos Campos, SE/AL e Pará) de unificação da negociação do acordo coletivo. A direção da FUP reiterou que "a verdadeira unidade é fortalecer a organização dos trabalhadores petroleiros e não a construção de uma entidade paralela, fruto unicamente da disputa sindical e partidária, que não interessa à categoria".

Veja a íntegra do documento da FUP, conclamando os sindicatos dissidentes a filiarem-se novamente à Federação.

A verdadeira unidade é fortalecer a organização dos trabalhadores!

Prezados diretores dos Sindipetros São José dos Campos, Rio Grande do Sul, Alagoas/Sergipe, Litoral Paulista, Rio de Janeiro e Pará/Amazonas, acusamos o recebimento do documento conjunto enviado pelas direções destes sindicatos.

Em primeiro lugar, a direção da FUP agradece e reconhece o esforço dessas direções em buscar a unidade dos trabalhadores petroleiros, através de um movimento conjunto, visando avançar nas negociações com a Petrobrás e suas subsidiárias e, consequentemente, conquistar um acordo digno para a categoria petroleira.

Entretanto, esse esforço na busca da unidade nacional não tem sido demonstrado no dia a dia da nossa convivência política. Volta e meia, a direção da FUP é surpreendida por ataques, calúnias e difamações feitas pelas lideranças desses sindicatos contra a nossa Fedeação, uma das mais importantes, representativas e respeitadas entidades do movimento sindical brasileiro.

Seja através de boletins, mensagens eletrônicas ou manifestações nos mais diversos fóruns, a tônica dos sindicatos dissidentes tem sido a disputa para desqualificar nossa organização e a tentativa de destruir a maior entidade sindical dos petroleiros. Estamos falando de uma organização que foi construída também por vocês e pelas bases as quais representam, fruto de décadas de luta da nossa categoria para conquistar uma única entidade que unificasse nacionalmente os petroleiros.

O entendimento da direção da FUP continua sendo o mesmo: a verdadeira unidade é fortalecer a organização dos trabalhadores petroleiros e não a construção de uma entidade paralela, fruto unicamente da disputa sindical e partidária, que não interessa à categoria.

A FUP tem o estatuto mais democrático das entidades sindicais de segundo grau do Brasil. Sua direção é formada por todas as forças políticas representativas da categoria e eleita democraticamente em congressos nacionais, com participação de delegados de todo o país.

Neste sentido, conclamamos essas direções a reverem suas posições políticas e voltarem a filiar essas entidades novamente à FUP, fortalecendo, na prática e não somente no discurso, a unidade da categoria petroleira. 

Reafirmamos, também, que a direção da FUP está aberta construir com essas entidades calendários de mobilizações e greves que unifiquem a luta da categoria.

Respeitosamente,

João Antônio de Moraes

 

Coordenador da FUP