A Six não pode parar: Vídeo explica riscos da privatização

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o Sindipetro PR e SC explica a impotância da Usina do Xisto (SIX), localizada em São Mateus do Sul, no Paraná, cuja privatização está em curso pela gestão da Petrobrás. Sozinha, a unidade responde por cerca de 40% de todos os impostos arrecadados pelo município e também é grande contribuinte para o estado.
“A SIX atua na exploração do xisto da região, uma rocha da qual é possível se extrair óleo combustível e vários outros derivados de petróleo. E o faz com ampla responsabilidade ambiental, reflorestando as áreas prospectadas com mata nativa. Ainda gera milhares de empregos de qualidade, com salários acima da média de mercado. Contribui muito com São Mateus do Sul a partir da destinação de todo o lixo produzido na cidade e também com o fornecimento de pedras para as obras públicas”, explica o sindicato.
“A SIX também é o maior parque tecnológico de pesquisa sobre refino de petróleo da América Latina, composto por 15 unidades nas quais já foram desenvolvidas diversas tecnologias, como a gasolina da Fórmula 1, a redução do enxofre no Diesel, o processamento de pneus usados em caldeiras e uma série de melhorias na área de refino de petróleo”, alertam os trabalhadores.
“A Usina tem grande importância para o desenvolvimento econômico e social da região, mas tudo isso está em risco. A Petrobras pretende privatizar a SIX e todo essa bela história, escrita ao longo de muitas décadas, pode acabar. Não deixe isso acontecer. Diga não à privatização. O Xisto Não Pode Parar!”.
[Saiba mais em O xisto não pode parar]