A partir da meia noite, aeroportuários param 48 horas contra privatização dos aeroportos

Retrocesso neoliberal vai colocar em risco a segurança operacional e do voo”, alerta Sindicato.





CUT

Escrito por Leonardo Severo

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) convocou para a meia noite desta quarta-feira (19) uma greve de 48 horas contra a privatização dos aeroportos brasileiros.

Os 14 mil aeroportuários do país têm denunciado que o modelo adotado pelo governo federal é “um retrocesso neoliberal inaceitável, uma traição ao interesse público”. “Não somos contra a concessão, contra a captação de recursos para ampliar investimentos, o que não aceitamos é que o Estado perca o controle sobre um setor estratégico para o desenvolvimento. O fato é que o modelo adotado retira da Infraero as atividades fim dos aeroportos: operação, segurança, carga e navegação aéreas, controle de tarifas e manutenção e engenharia especializada”, denunciou Marcelo Tavares, diretor do Sina.

De acordo com Marcelo, ao precarizar os serviços aeroportuários, a privatização vai fragilizar e ampliar a vunerabilidade da segurança operacional e de voo. “Já deu para ver o que aconteceu com a privatização do setor de energia, onde a falta de manutenção está fazendo os bueiros explodirem no Rio de Janeiro e trazendo o apagão para as capitais do país. Sabemos que 98% dos acidentes nos aeroportos acontecem nos pousos e decolagens, por isso são tão importantes os investimentos em infraestrutura de pista e equipamentos, na navegação aérea. São setores que não podem ser sucateados de forma alguma. Por isso 85% dos aeroportos do mundo estão sob controle do Estado, pois nós sabemos como age o interesse privado”, acrescentou.

A paralisação foi aprovada em assembleias de Norte a Sul do país. Mais recentemente em Brasília, no dia 11 de outubro; Guarulhos (17) e Campinas (18), que reafirmaram a determinação dos aeroportuários em barrar o retrocesso privatista.

INEXPERIÊNCIA

“As autoridades responsáveis pelo processo da concessão insistem em entregar atividades aeroportuárias que exigem precisão a quem não tem experiência no assunto. Decidiram que os 38 anos de experiência da Infraero na área podem ser terceirizados e, portanto, precarizados a partir do leilão dos aeroportos”, denuncia o presidente do Sina, Francisco Lemos.

Conforme o Sindicato, “os interessados na concessão estão de olho no poder aquisitivo dos passageiros das classes A e B que circulam nos aeroportos, restando para os das classes C e D – que abandonaram as cansativas viagens de ônibus – a discriminação e até mesmo o retorno às estações rodoviárias”.

Durante a tarde de terça-feira e a manhã desta quarta circularam rumores de que para evitar os protestos contra a privatização, o governo estaria analisando ampliar a estabilidade para cinco anos. “Na verdade, isso é uma proposta indecente, pois só adiaria o tempo de demissão do pessoal”, declarou Marcelo Tavares, sublinhando que a categoria tem um compromisso muito maior do que com o seu próprio emprego, que é o compromisso com o Brasil e o povo brasileiro.