O ato foi realizado nesta quinta, 08, com a presença de mais de 1000 integrantes de movimentos sociais e sindicais.
Com informações do MAB
Mais de 1000 integrantes de movimentos sociais e sindicais participaram nesta quinta-feira, 08, do Ato Nacional pela Renovação das Concessões do Setor Elétrico, em Florianópolis (SC). Na mesma data, foi lançada a campanha Todos pela Energia – Privatização não é solução e o manifesto: Renovar já, o Brasil não pode parar!
Em 2015 vencem as concessões do setor elétrico brasileiro. Se elas não forem renovadas, significa o fim do direito de uso, principalmente por parte de empresas públicas, de praticamente 20% do parque gerador, cerca de 80% das linhas de transmissão e de mais de 35% do total das empresas distribuidoras de energia.
A FUP participou do ato que também contou com a presença do presidente da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), do Rio Grande do Sul, representando o governador Tarso Genro, diretores da Eletrosul e da Selesc, além de militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e MST, e representantes de sindicatos, como o Sinergia, FNU, CUT, Metalúrgicos e Sindágua. Os trabalhadores da Eletrosul também estão se manifestando a favor da renovação das concessões. Para eles, se as concessões forem licitadas, ou seja, privatizadas, as suas condições de trabalho ser tornarão muito piores.
O evento marcou a mobilização da região sul em defesa da renovação das concessões, que atinge empresas como ELETROSUL, CELESC, CGTE, CEEE, COPEL e ENERSUL.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que atua na campanha, também participou do lançamento. Para o Movimento é necessário que as concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica sejam renovados para que as empresas privadas do setor elétrico não se apropriem de mais essa riqueza do povo brasileiro.