“Unidade Fazendo História – Saúde e Segurança, Soberania e Sustentabilidade” é o tema do Congresso, que pela primeira vez será realizado na região Norte do país
Imprensa da FUP
03 de agosto (quarta-feira)
- 15h às 19h – credenciamento
- 19h – solenidade de abertura
04 de agosto (quinta-feira)
- 8h às 9h – aprovação do Regimento Interno e eleição da mesa diretora
- 8h às 14h – credenciamento
- 9h às 12h – painéis sobre conjuntura, terceirização e previdência
- 12h às 13h – apresentação das teses sobre e eleição da tese guia
- 13h às 15h – almoço
- 14h às 15h – credenciamento de suplentes
- 15h – trabalhos em grupo
- 20h – jantar
05 de agosto (sexta-feira)
- 9h às 13h – trabalhos em grupo
- 13h às 15h – almoço
- 15h – trabalhos em grupo
- 20h – jantar
06 de agosto (sábado)
- 9h às 13h – painéis “Responsabilidade social e sindicalismo” e “Militância sindical nas mídias sociais”
- 13h às 15h – almoço
- 15h às 19h30 – Plenária Final (discussão das resoluções dos grupos)
- 20h – jantar
07 de agosto (domingo)
Eleição da Direção Executiva e Conselho Fiscal da FUP e seus respectivos suplentes
- 9h às 11h – registro de chapas
- 11h às 11h30 – defesa das chapas
- 11h30 às 12h30 – eleição
- 12h30 às 13h – apuração, proclamação e posse dos eleitos
- 13h – encerramento
Por dentro do CONFUP
O Congresso Nacional é a instância máxima da organização sindical dos petroleiros. É neste fórum de deliberação que a categoria define democraticamente sua pauta de reivindicações e calendários de luta. Os trabalhadores aprovam a tese guia que conduzirá os debates em grupo e nas sessões plenárias. Nos grupos de trabalho, os petroleiros debatem temas relacionados a sindicalismo (campanha reivindicatória do Sistema Petrobrás e organização sindical); previdência e benefícios; saúde segurança e meio ambiente; e setor petróleo (legislação, primeirização/terceirização e campanhas dos trabalhadores do setor privado). A plenária final delibera sobre as propostas encaminhadas pelos grupos de trabalho, planos de luta e elege a nova diretoria colegiada da FUP.
Congresso elegerá nova diretoria da FUP
O XV Confup elegerá a diretoria colegiada da FUP para o próximo triênio – 2011/2014. A eleição ocorrerá no domingo, último dia do Congresso. A democracia é um dos pilares da organização nacional dos petroleiros. Os delegados são eleitos nas bases e de forma democrática elegem no Confup os diretores que conduzirão as lutas da categoria através da FUP.
Publicação especial celebra as mil edições do Primeira Mão
Os participantes do XV Confup receberão uma edição comemorativa com as principais manchetes e notícias do Primeira Mão ao longo destes 20 anos de existência da publicação. A edição foi preparada pela Secretaria de Comunicação e Imprensa da FUP, após um longo trabalho de pesquisa e recuperação dos informativos, alguns deles ainda sob o título “Unidade Nacional” e “Em Primeira Mão”, que eram editados nos final dos anos 80 e início da década de 90 pelo Comando Nacional dos Petroleiros, que antecedeu a FUP na organização nacional da categoria. Nas 24 páginas desta publicação comemorativa, está registrado o olhar do trabalhador sobre os principais fatos políticos da história recente do Brasil e da América Latina, bem como as lutas e conquistas, embates e desafios enfrentados pelos petroleiros ao longo destas duas últimas décadas.
Para conhecer a versão digital da publicação, acesse aqui
Responsabilidade social e novas mídias
A plenária final, onde os delegados votam as resoluções dos grupos de trabalho, será realizada na tarde de sábado, 06/08. Pela manhã, os petroleiros participam de debates, onde os palestrantes convidados colocarão em pauta dois temas da ordem do dia dos trabalhadores: “Responsabilidade social e sindicalismo” e “Militância sindical nas mídias sociais”. Conheça a programação:
09h às 10h30 – “RESPONSABILIDADE SOCIAL E SINDICALISMO”
Clóvis Scherer – Supervisor Técnico do Dieese e representante dos trabalhadores brasileiros na comissão internacional que discutiu e elaborou a ISO 26000.
Hélio da Costa – Coordenador de Responsabilidade Social do Instituto Observatório Social (IOS).
Gilson Reis – Presidente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-MG), diretor da CTB, organizador do livro: “Sindicalismo – cenários de um novo tempo” .
11h às 12h30 – “MILITÂNCIA SINDICAL NAS MÍDIAS SOCIAIS”
Altamiro Borges – Jornalista, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, que organizou as duas edições do Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas.
Anselmo Massad – Jornalista, blogueiro, editor da Rede Brasil Atual
Juan Pessoa – Fundador da rede social Mobilização BR, coordenou as redes sociais Dilma Presidente e da campanha de Ollanta Humala, eleito presidente do Peru.