Petroleiros da Bahia já iniciaram greve nas sondas da Petrobrás

Foi iniciada nesta segunda-feira, 28, a primeira greve nacional das sondas próprias de perfuração da Petrobrás…





Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia

Foi iniciada nesta segunda-feira, 28, a primeira greve nacional das sondas próprias de perfuração da Petrobrás. A paralisação de 5 dias, com avaliação no quinto dia, começou às 6h e foi programada para protestar contra a direção da Petrobras que não oferece condições mínimas para os trabalhadores terceirizados que operam e dão manutenção nas respectivas sondas.

Antes da licitação, que aconteceu mo mês de janeiro deste ano, a FUP e os Sindicatos, realizaram todo um trabalho de sensibilização junto a Gerencia do CPT (Construção de Poços Terrestres) e as empresas participantes do certame, com o objetivo de estabelecer condições mínimas para os trabalhadores, e que obrigatoriamente, essas condições fossem cumpridas por todas as empresas na apresentação de seus preços. Infelizmente, isso não aconteceu, já que a Petrobras não aceitou e/ou concordou com a aplicação dessas condições como item do edital da licitação.

Desta forma, diante da dificuldade de negociar a formalização com a direção da Petrobras, e para defender os direitos desses trabalhadores envolvidos neste novo contrato das 11 sondas de perfuração da Petrobras, não restou outra alternativa para a FUP e Sindicatos, que não a realização desta greve que vai envolver mais de 1000 trabalhadores. Só na Bahia serão 4 sondas, sendo que 2 em Araçás, 1 em Imbé e 1 em Pojuca.

Esperamos que a Petrobras sente com a FUP e Sindicatos para negociar os direitos e benefícios dos trabalhadores.