FUP e central sindical Holandesa debatem criação de rede internacional de petroleiros da Shell

Após o primeiro encontro realizado entre a FUP e a central sindical Holandesa (FNV), na Noruega, a Federação voltou a reunir-se…





Imprensa da FUP

Após o primeiro encontro realizado entre a FUP e a central sindical Holandesa (FNV), na Noruega, a Federação voltou a reunir-se com representantes dos trabalhadores da Shell da Holanda, na última semana. A reunião aconteceu na sede da Federação, e também contou com a participação de um representante da Federação Internacional dos Trabalhadores do Setor de Energia (ICEM).

A direção da FUP e dos sindicatos que representam trabalhadores do setor privado enfatizaram a importância do encontro, e contaram a trajetória de luta da Federação pela representatividade dos petroleiros da Shell que atuam nas áreas de E&P no Brasil.

Os diretores da Secretaria de Relações Internacionais e Setor Privado da FUP, Anselmo Ruoso e Ubiraney Porto também frisaram que com a descoberta do pré-sal, as empresas que atuam nos setor petróleo no Brasil, mais do que nunca, precisam que os sindicatos representem os trabalhadores, visando garantir condições seguras de trabalho.

As entidades sindicais iniciaram debates que visam a construção de uma rede mundial de trabalhadores da Shell, através da unidade de centrais e sindicatos de vários países. Os sindicalistas comprometeram-se em propagar esta idéia e afirmaram que a participação da FUP é de extrema importância no processo de criação desta rede internacional de trabalhadores, já que a Federação é a entidade de maior representatividade dos petroleiros do Brasil.