O Sindicato dos Professores de Minas Gerais e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra…
O Sindicato dos Professores de Minas Gerais e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra deram início nesta terça-feira (6/4) a uma mostra de filmes gratuitos com a temática da terra, no Cineclube Joaquim Pedro de Andrade, em Belo Horizonte.
A mostra, que acontecerá durante todas as terças-feiras do mês de abril, tem como objetivo retratar através do audiovisual a saga dos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra na luta pela Reforma Agrária no Brasil e no mundo.
Este mês tem como simbologia o dia Internacional de Luta pela Terra – 17 de Abril. No Brasil, esta data é marcada com muitas lutas que relembram o assassinato de 19 Trabalhadores Sem Terra em Eldorado dos Carajás, no ano de 1996.
Os filmes, dirigidos por Tetê Morais, Jhon Ford, Adriana Cursino e Elizeu Ewald, trabalham o tema da expulsão dos camponeses e camponesas da terra pelos latifúndios improdutivos ou por empresas capitalistas, assim como a luta histórica dos trabalhadores e trabalhadoras para a sua permanência e sobrevivência no campo.
Confira abaixo a programação e os convidados para os debates da mostra no site do MST