FUP debate projeto energético popular com jovens atingidos por barragens

O encontro tem como tema “Pelos direitos dos atingidos por barragens e por um projeto energético popular”…



























   

Imprensa da FUP

A FUP participa do Encontro Nacional da Juventude do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que reuniu em Brasília mais de 700 militantes. O encontro tem como tema “Pelos direitos dos atingidos por barragens e por um projeto energético popular”, e foi realizado no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília (UnB).

A FUP foi uma das entidades convidadas que esteve presente na solenidade de abertura do evento, na quinta-feira (08). Nesta sexta (09), a Federação participou do debate sobre “Análise da conjuntura energética”, onde abordou a proposta dos movimentos sociais para a nova lei do petróleo, destacando a importância do controle do estado sobre os recursos naturais para garantir não só a soberania energética, como a sustentabilidade de bens estratégicos, como a água e o petróleo.

O Encontro Nacional da Juventude do MAB prossegue até o dia 12. O objetivo é denunciar a violação dos direitos das populações atingidas no processo de construção de barragens e discutir os projetos que constam no novo Plano Nacional Decenal de Energia Elétrica, previsto para entrar em consulta pública em abril. Os impactos sociais, ambientais e econômicos da implantação das Usinas Hidrelétricas de Belo Monte, no Pará, e de Estreito, no Maranhão, também foram discutidos no Encontro.