Em Conferência Segurança Química, projeto da ICEM é citado como prova de eficiência da gestão sindical

O Projeto coordenado pela Federação Internacional dos Sindicatos da Química, Energia e Mineração…





Sindicato dos Químicos do ABC

 

Em seu primeiro dia de trabalho, a Conferência Latino-Americana sobre Segurança Química, que ocorre de 7 a 13 de março, na Jamaica, tomou algumas decisões destinadas a manter e ampliar o financiamento internacional de programas que visam, sobretudo, conscientizar e preparar as autoridades públicas e a sociedade para o enfrentamento dos graves problemas ambientais e de saúde que advém do uso inadequado das substâncias químicas.

 

No caso do Brasil, os problemas estão relacionados ao uso excessivo de agrotóxicos e pesticidas na agricultura, que acabam contaminando os alimentos, o solo, o lençol freático, a água dos rios, os peixes, os animais, os pássaros e as pessoas. Também preocupa o crescimento acelerado do lixo eletrônico que traz em si uma elevada carga de metais pesados perigosos para a saúde humana, como chumbo, mercúrio e cádmio.

 

Essas substâncias, isoladamente, também preocupam, como é o caso do mercúrio ainda utilizado em produtos de uso hospitalar, lâmpadas, pilhas e instrumentos, que podem contaminar os trabalhadores na produção, no uso e na destinação final.

 

Para o chumbo encontrado em alguns tipos de tintas também está se estudando restrições ainda mais severas, já que essa forma de uso coloca em risco a saúde dos trabalhadores que produzem e aplicam as tintas ou daqueles que vão lixá-las na época da repintura, e das pessoas que vivem nas habitações, obviamente.

 

Segundo pesquisadores e autoridades, não é o caso do Brasil, onde esse tipo de tinta contendo chumbo já estaria restrito a um tipo de aplicação muito restrito, do qual se exclui a tinta mobiliária.

 

Para dar conta da enorme magnitude do problema os países da Região dependem muito do financiamento internacional destinado a diagnosticar os problemas e a qualificar servidores e sociedade para o seu enfrentamento.

 

Projeto da ICEM é citado como prova de eficiência da gestão sindical

 

O Projeto coordenado pela Federação Internacional dos Sindicatos da Química, Energia e Mineração (ICEM) com a participação da Confederação Nacional do Ramo Químico – CNQ/CUT – é um exemplo de aplicação dessa ajuda financeira. Com duração de dois anos e extensível a sindicatos do Brasil, Chile e Uruguai, o projeto visa qualificar sindicalistas e membros de CIPA e Comissão de Fábrica para enfrentar o risco químico desde o local de trabalho. A experiência de luta dos trabalhadores/as químicos do ABC contra a contaminação pelo mercúrio, o benzeno, o chumbo e o cádmio entre outros produtos perigosos, é usada como referência para estimular ações semelhantes de sindicatos de outros ramos e de outros países.

 

Por todas essas razões, a Conferência em andamento na Jamaica, resolveu recomendar às agencias das Nações Unidas envolvidas com o tema, a manutenção e a ampliação dos programas de financiamento para além de 2013 e com mais recursos para projetos da sociedade civil. O sucesso do projeto coordenado pela ICEM – que superou todas as metas previstas – foi mencionado como prova de eficiência da gestão de ações por entidades da sociedade civil e dos sindicatos, em particular.

 

A Conferência

 

A Conferência Latino-Americana sobre Segurança Química é promovida pelo Grupo da América Latina e Caribe do SAICM – Enfoque Estratégico para o Gerenciamento Internacional de Substâncias Químicas –, que reúne organismos internacionais, governos, sindicatos, empresas, comunidades, ONGs, profissionais e especialistas de diversas áreas do conhecimento no sentido de alcançar a gestão segura e saudável dos produtos químicos desde o local de trabalho até o nível global.