Executiva da CNQ aprova documento contra o monopólio privado do setor petroquímico

A Direção Executiva da CNQ-CUT reuniu-se nesta quarta-feira (3), em São Paulo…





CNQ

A Direção Executiva da CNQ-CUT reuniu-se nesta quarta-feira (3), em São Paulo. Entre as principais decisões aprovadas, destaca-se a escolha da cidade de Recife (PE), como o local onde será realizado o VI Congresso da Confederação, nos dias 28, 29 e 30 de junho e 1 de julho deste ano. Foram confirmadas também as regras e os prazos que irão reger o funcionamento do Congresso.

A Direção Executiva discutiu ainda a continuidade do engajamento do ramo químico na campanha da CUT e outras centrais sindicais pela redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas sem redução de salários.

Outro ponto importante foi a aprovação pela CNQ de um documento, proposto pelo Grupo de Trabalho (GT) Petroquímico, contendo duras críticas ao monopólio privado do setor no Brasil, controlado pela Braskem, empresa pertencente ao Grupo Odebrecht.

Houve também informes sobre as eleições sindicais que deverão ocorrer no ramo químico nos próximos meses e de sindicatos do ramo que estão se filiando à CUT, além de um espaço destinado às discussões de questões internas e de funcionamento da CNQ.

Esta foi a última reunião da atual Direção Executiva, antes do VI Congresso, quando será eleita a nova direção da Confederação.