A diretoria do Sindipetro-NF divulga nota com a oficialização do seu indicativo de participação dos petroleiros…
Sindipetro NF
A diretoria do Sindipetro-NF divulga nota com a oficialização do seu indicativo de participação dos petroleiros nas eleições das Cipas nas plataformas, após ter sido assegurada, em reunião com a DRT e a Petrobrás, a possibilidade de participação dos trabalhadores que tiveram as inscrições canceladas pela empresa.
Confira abaixo a íntegra da nota.
Após reunião, no último dia 21, entre o Sindipetro-NF, a Petrobrás e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, no Rio — quando ficou registrada recomendação do Ministério do Trabalho para que seja garantida a permanência dos trabalhadores do Caso PRA-1 nas plataformas em que reembarcaram —, a diretoria do sindicato decidiu indicar para a categoria a participação nas eleições, com a suspensão do boicote nas unidades com eleições em aberto.
O NF entende que a garantia da participação dos trabalhadores nas eleições em suas novas unidades é resultado da luta da categoria petroleira, especialmente dos valorosos companheiros que mantiveram firme o movimento de boicote.
Assim como a anistia dos punidos em razão da participação na Greve de Março de 2009, o reembarque e a possibilidade de participação dos combativos companheiros nas futuras eleições da Cipa são questões de honra para o movimento sindical, que não pode admitir ataques ao direito de organização.
Em relação aos cipistas eleitos durante o período de boicote que acataram o indicativo de renunciar, o sindicato recomenda que o documento de renúncia seja enviado à entidade, para que seja solicitado à empresa o retorno à Cipa.
Nos casos de P-48 e PCE-1, o Ministério do Trabalho validou os processos eleitorais, apesar da discordância do sindicato.
Em março, o NF vai organizar um curso para cipistas, consolidando o processo de conquista de cipas por plataforma, uma antiga e importante luta dos trabalhadores. O objetivo é o de que este instrumento esteja realmente a serviço da categoria.